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dc.contributor.authorMota-Ribeiro, Silvanapor
dc.contributor.authorPinto-Coelho, Zarapor
dc.date.accessioned2015-09-14T14:24:34Z-
dc.date.available2015-09-14T14:24:34Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.isbn978-989-95500-1-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37225-
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos destacar os significados interaccionais das imagens visuais do feminino, publicadas em anúncios de revistas para mulheres. Tanto quanto nos é dado a saber, a investigação neste domínio tem-se centrado sobretudo na exploração da forma como nelas é construída uma versão do que significa ser feminino e agir como tal. De fora tem ficado a forma como estas imagens do feminino convidam as leitoras a relacionarem-se com elas, o tipo de actos que estas imagens performatizam, uma dimensão tanto mais crucial quanto sabemos que é no momento da interacção que o sentido da imagem se decide. Exploramos então os recursos visuais usados para construir essa interacção no quadro da abordagem da sócio-semiótica visual de Kress e van Leeuwen (1996; 2006), a partir de exemplos tirados de um corpus de imagens usado no nosso projecto de investigação sobre sexualidade e género em imagens publicitárias de mulheres (Pinto-Coelho & Mota-Ribeiro, 2006), procurando perceber de que modo aqueles recursos posicionam as visionadoras no que diz respeito à sexualidade e ao género. Sugerimos que os discursos sobre a heterossexualidade (Hollway, 1984; Simon & Gagnon, 1999) implicados pelos significados interaccionais são genderizados, quer dizer apresentam o script tradicional das relações heterossexuais como sendo uma norma mais determinante para elas do que para eles.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImagempor
dc.subjectHeterossexualidadepor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectFemininopor
dc.subjectGenderizaçãopor
dc.subjectSócio-semiótica visualpor
dc.subjectRevistas femininaspor
dc.subjectPublicidadepor
dc.titleA genderização da sexualidade feminina nas imagens publicitárias de revistas para mulherespor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/view/304/288por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate06 - 08 Set. 2007por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage2873por
oaire.citationEndPage2887por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleV SOPCOM - Comunicação e Cidadaniapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationV SOPCOM - Comunicação e Cidadaniapor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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