Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/37250

TitleLTE - Advanced: gestão eficiente da energia
Author(s)Ferreira, José Filipe da Silva
Advisor(s)Lopes, Nuno Vasco
Reis, L. P.
KeywordsLTE
LTE-Advanced
Redes Móveis
Optimização Energética
Gestão Eficiente Energia
Energia
Cell Zooming
Issue date18-Dec-2014
Abstract(s)Nesta dissertação de mestrado pretende-se identificar os diversos métodos e soluções que permitam gerir de forma mais eficiente a energia consumida numa rede móvel, bem como propor, avaliar e implementar um algoritmo energeticamente mais eficiente para a rede celular LTE-Advanced. Neste algoritmo, serão esperados menores consumos de energia através do aumento nos valores de alguns dos parâmetros principais da Qualidade de Serviço. No entanto, estes aumentos deverão ser pouco significativos de forma a não haver uma degradação de QoS.
As redes celulares e móveis têm melhorado o seu desempenho em larga escala. Este facto motivou um incremento do número de utilizadores a usufruir destas redes nos seus dispositivos. Devido a este aumento, as operadoras tiveram que melhorar as suas infra-estruturas. No entanto, esta melhoria acarreta despesas avultadas. Desta forma, é preciso desenhar e implementar algoritmos que permitam às operadoras baixar os seus custos operacionais. Esta dissertação tem como objetivo criar um algoritmo energeticamente eficiente. Este deverá ser capaz de reduzir a energia consumida pela rede operadora, através da concentração dos utilizadores no menor número possível de estações base. Em primeiro lugar, será apresentada a perspectiva atual do consumo de energia das redes. De seguida, é apresentada a tecnologia que será utilizada a fim de reduzir a energia consumida e as emissões de carbono: cell zooming. Posteriormente, são apresentados e comparados alguns dos algoritmos de cell zooming estudados. Por fim, é apresentada a solução, a simulação da mesma e são analisados os resultados obtidos. Os resultados obtidos demonstram que dependendo do perfil de tráfego considerado, os ganhos em termos de eficiência energética podem variar entre os 7% e 38%.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37250
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eeum_di_dissertacao_pg22774.pdf4,12 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID