Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37525

TítuloSophia, Mésseder e um Timor contado aos jovens
Autor(es)Albuquerque, Pedro
Azevedo, Fernando
Vergopolan, Roseli
Palavras-chaveLiteratura infanto-juvenil lusófona
Sophia de Mello Breyner Andresen
João Pedro Mésseder
Data2015
EditoraCentro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva" (CELLIJ)
CitaçãoAlbuquerque, P., Azevedo, F. & Vergopolan, R. (2015). Sophia, Mésseder e um Timor Contado aos Jovens. In R. J. Souza et al. (Org.), Anais do Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. “Celebrando a Leitura” (pp. 1448-1461). Presidente Prudente: CELLIJ.
Resumo(s)Devido a sucessivos e quase ininterruptos períodos bélicos e de ocupação, a fragilidades socioeconómicas e à ausência de um ensino sistematizado numa língua oficial, a produção literária timorense escrita revela-se bastante modesta. Apesar de a literatura timorense ter assistido ao despertar do género romanesco - sendo Luís Cardoso o mais proeminente escritor de Timor -, a invenção literária dedicada a um público mais jovem é praticamente inexistente. Ainda assim, os jovens timorenses, que têm acesso aos livros, podem ler algumas obras traduzidas para tétum e, também, esparsos contos do património oral nativo. O presente exercício visa, num primeiro momento, lançar um olhar crítico sobre a literatura infantil em Timor-Leste. Num segundo momento, utilizar-se-á a historiografia universal e as pistas culturais timorenses para compreender e divulgar a produção estética de Sophia de Mello Breyner (Anjo de Timor) e de João Pedro Mésseder (Timor Lorosa‟e – A ilha do sol nascente) à luz dos códigos nativos. É de crer que o exercício se mostre pertinente em três aspetos convergentes e complementares: na promoção de obras literárias alinhavadas com o património e a identidade timorense; na compreensão das obras sob a perspectiva da mundividência autóctone e, também, na divulgação da cultura timorense.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37525
ISBN978-85-69697-01-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Albuquerque_Azevedo_Vergopolan2015(2).pdf481,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID