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TítuloBullying escolar: proposta de um programa educativo de intervenção mediado pelos círculos de cultura
Autor(es)Neto, Waldemar Brandão
Pereira, Beatriz Oliveira
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Palavras-chaveBullying
Adolescentes
Educação em saúde
Prevenção
Data2015
EditoraInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP)
Resumo(s)A violência escolar vem travando intensos debates atuais que extrapola o cenário escolar, requerendo o envolvimento de outros setores. Modelos de intervenção vem sendo desenvolvidos com o intuito de fomentar políticas anti-bullying e ações que contribuem para ressignificar o ambiente escolar enquanto local seguro, agradável e que é capaz de enfrentar os problemas sociais e desenvolver competências nas crianças. Este projeto de investigação faz parte da tese de doutorado a ser desenvolvida no Brasil com a contribuição de pesquisadores do CIEC-UM. O objetivo geral será implementar e avaliar um programa de intervenção anti-bullying em uma comunidade escolar. O desenho de pesquisa será alicerçado pelo modelo de métodos mistos, pois pretende combinar os métodos qualitativos e quantitativos, de modo a oferecer um olhar global do problema. O desenvolvimento do programa, será embasado numa estratégia de educação e saúde guiada pelo referencial teórico e metodológico freireano em diálogo com o modelo da Community-based participatory research (CBPR) uma prática de pesquisa orientada para o desenvolvimento de intervenções participativas objetivando mudanças na realidade. A avaliação da efetividade do programa será realizada por mensuração antes e após a intervenção, fazendo uso do questionáro de autorrelato sobre o bullying, escala de apoio social e ajustamento escolar. Pretende-se com este estudo defender a seguinte Tese: A construção e implementação de um programa anti-bullying, baseado em uma ação educativa dialógica, problematizadora, criativa e que destaca o papel dos adolescentes enquanto protagonistas para transformações no contexto social, poderá favorecer a diminuição da agressividade e da vitimização no cenário escolar. Este modelo de intervenção baseado na, e, com a escola visa agregar um conjunto de componentes que poderão se comportar de forma favorável para a minimização do comportamento agressivo e da vitimização entre os pares. Além disso, poderá fortalecer uma ação intersetorial para a promoção à saúde do escolar.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37558
ISBN978-972-8969-11-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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