Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37601
Título: | Validação da Transitional Impact Scale em estudantes de mestrado portugueses |
Outro(s) título(s): | Validation of the Transitional Impact Scale in portuguese masters’ degree students |
Autor(es): | Martins, Rita Soraia Cardoso |
Orientador(es): | Taveira, Maria do Céu |
Palavras-chave: | Transição Transitional impact scale Validação Transition Validation |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A investigação tem identificado e caraterizado transições, contudo faltam instrumentos
que avaliem o seu impacto. Assim, Svob, Brown, Reddon, Uzer e Lee desenvolveram, em
2013, a Transitional Impact Scale.
Este estudo tem como objetivo validar a versão canadiana da Transitional Impact Scale
em estudantes de mestrado portugueses. Assim, recorreu-se a uma amostra de 228
participantes, com média de 23.49 anos, sendo 81.4% mulheres, a frequentar o 1.º ano do 2.º
ciclo em diversos domínios de estudo e em diferentes instituições de ensino superior
portuguesas.
A análise fatorial exploratória mostra que a Transitional Impact Scale apresenta uma
solução de dois fatores – mudança psicológica e mudança material – que explicam 63.498%
da variância total. Os resultados apontam para boas qualidades psicométricas da medida, com
ambas as subescalas a registarem bons coeficientes de consistência interna (α de mudança
psicológica = .892; α de mudança material = .860). O estudo das correlações com outras
medidas regista valores moderados entre estas e as medidas de impacto, apontando para a
validade do constructo.
A validação desta escala para a população portuguesa permite colmatar a ausência de
medidas para avaliar o impacto das transições em diferentes áreas da vida das pessoas,
revelando-se útil na investigação e na prática. The research has identified and characterized transitions however there are no instruments to assess their impact. So Svob, Brown, Reddon, Uzer and Lee developed, in 2013, the Transitional Impact Scale. This study aims to validate the Canadian version of the Transitional Impact Scale in Portuguese masters’ degree students. Thus, we used a sample of 228 students, averaging 23.49 years, 81.4% women, attending the 1st year of 2nd cycle in various fields of study and in different Portuguese institutions of higher education. Exploratory factor analysis shows that the Transitional Impact Scale presents a two-factor solution - psychological change and material change - explaining 63.498% of total variance. The results indicate good psychometric qualities of the measure, with both subscales registering good internal consistency (α = .892 psychological change; α = .860 material change). The study of correlations with other measures recorded moderate values between these and the impact measures, pointing to the construct validity. The validation of this scale to the Portuguese population allows us overcome the absence of measures to assess the impact of transitions in different domains of peoples’ lives, and it is also proving useful in research and practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37601 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rita Soraia Cardoso Martins.pdf Acesso restrito! | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |