Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37601

TítuloValidação da Transitional Impact Scale em estudantes de mestrado portugueses
Outro(s) título(s)Validation of the Transitional Impact Scale in portuguese masters’ degree students
Autor(es)Martins, Rita Soraia Cardoso
Orientador(es)Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveTransição
Transitional impact scale
Validação
Transition
Validation
Data2015
Resumo(s)A investigação tem identificado e caraterizado transições, contudo faltam instrumentos que avaliem o seu impacto. Assim, Svob, Brown, Reddon, Uzer e Lee desenvolveram, em 2013, a Transitional Impact Scale. Este estudo tem como objetivo validar a versão canadiana da Transitional Impact Scale em estudantes de mestrado portugueses. Assim, recorreu-se a uma amostra de 228 participantes, com média de 23.49 anos, sendo 81.4% mulheres, a frequentar o 1.º ano do 2.º ciclo em diversos domínios de estudo e em diferentes instituições de ensino superior portuguesas. A análise fatorial exploratória mostra que a Transitional Impact Scale apresenta uma solução de dois fatores – mudança psicológica e mudança material – que explicam 63.498% da variância total. Os resultados apontam para boas qualidades psicométricas da medida, com ambas as subescalas a registarem bons coeficientes de consistência interna (α de mudança psicológica = .892; α de mudança material = .860). O estudo das correlações com outras medidas regista valores moderados entre estas e as medidas de impacto, apontando para a validade do constructo. A validação desta escala para a população portuguesa permite colmatar a ausência de medidas para avaliar o impacto das transições em diferentes áreas da vida das pessoas, revelando-se útil na investigação e na prática.
The research has identified and characterized transitions however there are no instruments to assess their impact. So Svob, Brown, Reddon, Uzer and Lee developed, in 2013, the Transitional Impact Scale. This study aims to validate the Canadian version of the Transitional Impact Scale in Portuguese masters’ degree students. Thus, we used a sample of 228 students, averaging 23.49 years, 81.4% women, attending the 1st year of 2nd cycle in various fields of study and in different Portuguese institutions of higher education. Exploratory factor analysis shows that the Transitional Impact Scale presents a two-factor solution - psychological change and material change - explaining 63.498% of total variance. The results indicate good psychometric qualities of the measure, with both subscales registering good internal consistency (α = .892 psychological change; α = .860 material change). The study of correlations with other measures recorded moderate values between these and the impact measures, pointing to the construct validity. The validation of this scale to the Portuguese population allows us overcome the absence of measures to assess the impact of transitions in different domains of peoples’ lives, and it is also proving useful in research and practice.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37601
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Soraia Cardoso Martins.pdf
Acesso restrito!
2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID