Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37701

TítuloMecanismos linguísticos em publicidade: a construção dos conceitos de perfeição e de eternidade
Autor(es)Teixeira, José
Editor(es)Marques, Maria Aldina
Sánchez Rei, Xosé Manuel
Palavras-chavePublicidade
Linguagem
Religião
Metáfora
Semântica
Data22-Abr-2015
EditoraUniversidade da Coruña. Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística
Resumo(s)A publicidade constitui-se, hoje em dia, como um dos campos mais férteis que podem evidenciar não apenas as linhas de força económicas, mas igualmente as perceções e representações sociais dominantes. Aparentemente, publicidade e religião fundamentam-se em pilares opostos e conflituantes: enquanto aquela procura o imediato e o real, a última concetualiza a existência como algo a orientar para o eterno e o intemporal independente da realidade. Com a comunicação a apresentar, procuraremos mostrar, no entanto, que o êxito de muitas mensagens publicitárias, sobretudo na área dos produtos cosméticos, repousa precisamente em aproveitar as perceções humanas que fundamentam a religião: o desejo do infinito, do intemporal, do eterno e da perfeição sem limites. Sendo a linguagem humana o espaço privilegiado para encontrar a forma com as perceções se transformam em conceitos comunicativos, analisaremos um corpus publicitário constituído por anúncios a produtos de beleza onde procuraremos evidenciar as concetualizações cognitivas e linguísticas que os suportam e a rede linguística e concetual que implicam, tentando provar o ponto de partida: entre religião e publicidade, tanto pode haver conflito como comunhão concetual.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoRevista galega de filoloxía (RGF). Monografía 10
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37701
ISBN978-84-9749-620-9
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TXT publicad eternid public.pdf3,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID