Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37736

TítuloO discurso interrogativo na aula de geografia e o filme de ficção na construção do conhecimento histórico: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
Autor(es)Gomes, Luís Fernando Marques
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveFilme
Ficção
Conhecimento histórico
Questionamento
Ensino
Geografia
Movie
Fiction
Historical knowledge
Query
Teaching
Geography
Data2014
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio de Intervenção Pedagógica Supervisionado insere-se no âmbito do Estágio Profissional Do Mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Na abordagem aos estudos, estes foram efectuados em duas turmas completamente distintas, apesar de serem ambas do 10º ano de escolaridade, numa escola da cidade de Braga. A finalidade destes era analisar a construção do conhecimento histórico através de fontes históricas e filmes de ficção (História), e identificar o tipo de questionamento escrito dos professores de Geografia sobre a exploração de mapas (Geografia). O presente relatório divide-se em 3 capítulos, apresentando-se como primeiro o capitulo dedicado à revisão da literatura dos estudos apresentados. Este capítulo autentica a posição e as posturas já adquiridas por diversos autores acerca desta temática, no mesmo sentido que valoriza a importância desta no seio da comunidade científica por forma à construção de cidadãos críticos. O segundo capítulo assenta sobre análise dos objectos de estudo propostos, das estratégias delineadas e das questões orientadoras da investigação. Para finalizar, o terceiro capítulo aborda a análise aos dados recolhidos e a sua reflexão, de forma a assumir uma posição conclusiva sobre as investigações efectuadas. Os dados analisados apresentam-se distintos em ambos os estudos: na abordagem das fontes históricas e fílmica, a base de sustentação foram os alunos e as suas respostas em duas Fichas de trabalho (FTs); no que diz respeito ao tipo de questionamento, enquadra as perguntas efectuadas pelos professores e a sua análise segundo a categorização de perguntas acerca dos mapas. Nesta análise efectuada durante a investigação distanciou-se afincadamente as posições dos estudos, percebendo a importância de cada um destes na evolução dos alunos e na sua formação futura. Na base da fonte histórica e fílmica, concluiu-se que os alunos conseguiram distanciar a postura adquirida pelas fontes escrita e fílmica, designando inclusive a fílmica como sendo a mais distante da realidade. Já no estudo acerca do questionamento dos professores, complementa-se os diferentes tipos de questionamentos e apura-se o que se apresenta em melhores condições para a construção do conhecimento geográfico. Da mesma maneira, realizase uma articulação entre perguntas por forma a delinear o melhor questionamento para o aluno.
The following Supervised Pedagogical Intervention Internship Report was produced for the Masters in History and Geography Teaching’s Professional Internship subject. The studies found in this report were developed in two completely different 10th grade classes, at a school in Braga. Their main goal was to analyze how the knowledge in History could be constructed using historical sources and fiction movies (History) and identify the Geography’s teachers’ written query on the exploration of maps (Geography). The report is divided in 3 chapters, being that the first is dedicated to revising the presented results. This chapter authenticates the position and attitudes already defended by several authors in regards to this matter and values the importance of such ideas within the scientific community in shaping critical citizens. The second chapter is explains the analysis of the subjects proposed for study, the defined strategies and upcoming questions of the investigation. Finally, the third chapter develops the analysis of the data collected and final considerations about it, so as to come to a conclusive position on the investigations made. In both studies, the analyzed data is distinct. On the approach of historical and cinematic sources (History), the basis of the data collected were the students themselves and their answers in two Work Assignments (WAs). As for the query (Geography), it features questions asked by the teacher’s and its analysis according to the category of queries about the maps. In this investigation, both positions of the studies were separated because of the importance of each in the student’s evolution and future training. In regards to the study about historical and cinematic sources, it was determined that the students were able to differentiate the concepts acquired by written and cinematic sources, having inclusively stated that the cinematic source was further away from the reality. As for the study on the teacher’s queries, the different kinds of query are complemented and the one who presents the best condition for the construction of geographic knowledge is established. In the same way, an articulation between questions is needed so as to improve the student’s questions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37736
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís Fernando Marques Gomes.pdf2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID