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https://hdl.handle.net/1822/37875
Título: | B-Learning e trabalho de projeto: experiência com alunos do ensino secundário utilizando o Moodle como plataforma colaborativa no estudo de Linux |
Outro(s) título(s): | B –Learning and project-based learning: experiment with students of secondary education using Moodle as a collaborative platform supporting Linux studying |
Autor(es): | Santos, Luís António Oliveira Pereira dos |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente trabalho constitui o Relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada (PIPS)
do autor, realizado na Escola Verde durante o ano letivo de 2014/2015, no âmbito do curso de
Mestrado em Ensino de Informática, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
A par da lecionação no estágio profissional, que também é tratada, é apresentado um estudo sobre a
utilização uma modalidade de b-learning, baseada numa plataforma LMS Moodle, para desenvolver o
trabalho colaborativo num contexto de trabalho de projeto.
Pretendia saber-se qual o impacto, quer nos resultados da aprendizagem, quer na satisfação dos
alunos, da utilização de metodologias ativas, como o trabalho de projeto, utilizando b-learning, com
recurso a uma plataforma LMS como o Moodle, e com orientação de dois professores intervindo de
modo articulado em todo o processo.
São caraterizados a escola, o curso e a turma, e são descritos os passos para a obtenção de um
protótipo, no caso uma estrutura-base para cada aula no Moodle, com prévia validação por peritos e
público análogo.
São descritos a utilização da referida plataforma em contexto de aula, os trabalhos realizados pelos
alunos e os inquéritos por questionário realizados. São detalhados os dois trabalhos que os alunos
realizaram em grupo, e os wikis respetivos que criaram, sobre software livre e aberto e sobre projetos
desenvolvidos com Raspberry Pi.
As conclusões apontam no sentido de esta articulação trabalho de projeto/aprendizagem
colaborativa/b-learning ter potencial pedagógico, ainda que os alunos não tenham aderido a uma parte
da proposta, a da extensão temporal e física do espaço-aula. Foi bastante produtiva a intervenção
articulada dos dois professores, ainda que com papéis diferentes.
Há limitações ao estudo que decorreram do próprio contexto regulamentar de estágio profissional, bem
como de condições específicas da escola em causa.
Considera-se que será necessário aprofundar o estudo dos processos de colaboração online e de
articulação com a aprendizagem presencial. This report introduces a pedagogical intervention project with research component. The study took place at the Escola Verde during the academic year 2014/2015, under the Master Degree in Informatics Teaching, at the Institute of Education, University of Minho. Alongside the teaching activity of the professional training, which is also addressed, a study is presented on using a form of b-learning, based on LMS Moodle platform, to develop collaborative a work in a project-based learning context. The study seeks the impact of this learning project on both the learning outcomes and the students’ satisfaction, using active methods, such as project-based learning, using b-learning, supported by Moodle, and with guidance by two teachers. A description of the school, the course and the class is provided. The steps for obtaining a prototype are detailed – a standard block each weekly class in Moodle, with prior validation by experts and similar students. It is described the use of this platform in class context, the work performed by students and the surveys conducted. It details the two projects carried out by groups of students, and the related wikis created regarding free and open software and Raspberry Pi projects. The findings suggest that this joint project-based learning/collaborative learning/b-learning has educational potential, even if students have not adhered to a part of the proposal seeking extension of time and physical class-space. The coordinated intervention of two teachers was quite productive, albeit with different roles. There are limitations to the study due to the very traineeship of regulatory environment, as well as the specific conditions of the school concerned. It is necessary to deepen the study of online collaboration processes and coordination with the classroom learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37875 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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