Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37925

TítuloA influência positiva do envolvimento familiar no ensino do Fagote
Outro(s) título(s)The positive influence of family involvement in Bassoon teaching
Autor(es)Ochoa, Sandra Gonçalves
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Erculiani, Roberto
Palavras-chaveEnvolvimento parental
Educação musical
Música
Organização escolar
Alunos
Inclusão
Parental involvement
Music education
Music
School organization
Students
Inclusion
Data2014
Resumo(s)O presente projeto tem como tema fulcral o envolvimento parental no ensino do fagote, inserido no âmbito vocacional do ensino da música. Pretende-se sensibilizar alunos, professores e encarregados de educação para o facto de o envolvimento e a atitude familiar ser essencial para o desenvolvimento e progresso musical. O tema de investigação surge por observância como professora, mas também no papel de aluna. O ensino vocacional já não é apenas para os alunos que se sentem vocacionados para a música, mas sim para todos que têm curiosidade de a aprender. Por vezes a curiosidade não parte do aluno, mas sim dos encarregados de educação que, corretamente, pensam a música como uma mais-valia para os seus educandos. No entanto, não preveem a dedicação real que esta requer, tanto por parte dos discentes como dos próprios encarregados de educação. Daí, o meu tema não pretender comprovar nenhuma teoria científica, mas sim sensibilizar para esta realidade de colaboração imprescindível. Os dados conseguidos através do presente projeto indicam resultados positivos e encorajadores, tanto em relação à viabilidade, assim como a nível pessoal e motivacional.
The central theme of this project is parental involvement in bassoon learning, in the vocational context of music teaching. It aims to sensitize students, teachers and parents to the fact that family involvement and attitude is essential for the development and musical progress of students. This research topic arose from my observation as a teacher, and also from my experience as a student. Vocational education is no longer just for students who are devoted to music, but indeed for all who are curious to learn. Sometimes this curiosity does not come from the student, but from parents who rightly think of music as adding value to their children's education. However, they do not foresee the actual dedication that learning to play an instrument requires, both by students themselves and their guardians. Hence, my theme does not seek to prove any scientific theory, but rather to raise awareness of the reality of the need for this essential collaboration. The data obtained through this project indicates positive and encouraging results, both in terms of feasibility, as well as on a personal and motivational level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Ensino da Música)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37925
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Gonçalves Ochoa.pdf
Acesso restrito!
5,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID