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https://hdl.handle.net/1822/37926
Título: | Motivação: uma ferramenta para a aprendizagem |
Outro(s) título(s): | Motivation: a learning tool |
Autor(es): | Santos, Ricardo Daniel Caló |
Orientador(es): | Pipa, Luís |
Palavras-chave: | Motivação Eficiência Psicologia Estudo de piano Ensino de música Motivation Efficiency Psychology Piano learning Music teaching |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Na atualidade, o ensino especializado de música encontra-se inserido nos programas
escolares oficiais; todavia, ainda é visto por uma parte significativa da população apenas como
uma atividade de tempos livres. Criou-se um sistema de ensino massificado, no qual a
exigência dos conteúdos foi progressivamente diminuída para atender à realidade diária dos
alunos. A quantidade de atividades em que estes participam, transformam a aprendizagem de
piano num frustrante desafio, que nem sempre conseguem ultrapassar.
O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver fórmulas para contornar este problema.
Para tal, considerei crucial rentabilizar o pouco tempo de estudo que os alunos possuem, e
também torná-lo mais eficiente para que os resultados sejam mais rápidos e evidentes. Desta
forma, os níveis de satisfação dos alunos são ampliados, tornando todo o processo de
aprendizagem numa prática eficaz, divertida e motivadora. Assim, torna-se possível fornecer
um ensino de qualidade, completo, e que transmita aos alunos aquilo que realmente é
importante nesta prática: tocar música.
Tendo em conta os objetivos apresentados, este trabalho foi elaborado com base na
realização de algumas atividades que seguem duas das linhas de pensamento da área da
Psicologia, nomeadamente da Teoria da Autoeficácia de Bandura, e da Teoria do Fluxo de
Csikszentmihalyi. Em diversas aulas de piano foi estimulado o pensamento ativo do aluno, e
elaborada uma estrutura de estudo que permitiu aos alunos inserir o estudo de piano nos
seus planos diários. Os resultados foram altamente satisfatórios e evidentes tanto ao nível da
motivação dos alunos, como nos resultados finais dos seus exames. Nowadays, the official educational school programmes include musical specialized teaching; however, this musical teaching is still seen by some part of the population as a leisure activity. The teaching system became stereotyped, and the demands of the programme contents became gradually smaller to attend the daily reality of the students. The amount of activities the students are involved with turn the piano learning into a frustrating challenge, not always accomplished. This report was meant to develop formula to solve this problem. Therefore, I considered that it is crucial to make the most of the little time students have to practice, and also make it more efficient so the results will appear in a faster and evident way. This way, the satisfaction levels of the students tend to rise, making the whole learning process an efficient, fun and motivating practice. Thus, it is possible to provide a quality and holistic teaching, which transmits to the students what really matters in this practice: to play music. Bearing in mind the proposed goals, this work was based upon the execution of some activities that follow two of the lines of thought within the Psychology field, particularly the Selfefficiency Theory of Bandura, and the Flow Theory of Csikszentmihalyi. The active thinking of the students was stimulated in several piano lessons, and a study planning was elaborated to allow the students to include the piano practice in their daily schedule. The outcome was highly satisfactory and evident, not only in the level of the student motivation, but also on the final examination tests. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37926 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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