Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38041
Título: | As tarefas de natureza investigativa na aprendizagem de conteúdos do tema Funções do 10º ano |
Outro(s) título(s): | Tasks of investigative nature in the learning of contents of the subject functions in the 10th grade |
Autor(es): | Fertuzinhos, Maria Lúcia Ribeiro |
Orientador(es): | Fernandes, José António |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | As tarefas de investigação permitem aos alunos uma compreensão profunda da
matemática e da sua natureza, pelo que a sua implementação na sala de aula reveste-se da
maior importância, implicando uma dinâmica de aula que coloca novos desafios tanto aos
professores como aos alunos. Assim, com este estudo procura-se compreender o papel que as
tarefas investigativas assumem na aprendizagem da matemática, mais especificamente no tema
Funções do 10.º ano de escolaridade, operacionalizando-se o mesmo através das três seguintes
questões de investigação: (1) Tendo por referência os processos matemáticos e as fases do
trabalho investigativo, que aspetos se salientam no processo de resolução de tarefas
investigativas no tema Funções do 10º ano?; (2) Que dificuldades sentem os alunos na
realização deste tipo de tarefas?; (3) Quais as perceções dos alunos sobre a experiência de
exploração das tarefas de investigação? Tendo em vista dar resposta a estas questões, foram
recolhidos dados, essencialmente através da análise das produções dos alunos e de dois
questionários, um aplicado antes e outro após a experiência de ensino. Além disso, foram
analisados outros documentos importantes como, por exemplo, o projeto educativo da escola e
gravadas as aulas da intervenção de ensino em que foram exploradas as tarefas de natureza
investigativa.
Com os dados obtidos foi possível constatar que os alunos revelaram dificuldades em
entender alguns dos processos inerentes à atividade investigativa. Além disso, tendiam a
valorizar um modelo de ensino tradicional, onde se limitam a ouvir os ensinamentos que lhes
são transmitidos e a aplicá-los na resolução de tarefas rotineiras. Esta visão do ensino e
aprendizagem da matemática, aliada à falta de hábitos de trabalho dos alunos em tarefas mais
desafiantes, que apelam a níveis cognitivos mais elevados, como é o caso das tarefas
investigativas, influenciou significativamente o modo como estes alunos se envolveram nas
mesmas. De facto, a atividade matemática desenvolvida pelos alunos evidenciou poucas
características específicas daquilo que se entende ser uma verdadeira atividade investigativa. Investigation tasks allow students a deeper understanding of mathematics and its nature, so its implementation in the classroom is the best way to create a dynamic atmosphere that bring new challenges for students and their own teachers. As such, this study aims to analyze the role that investigation tasks assume in math learning, more precisely in the subject of Functions learned in the 10th grade, being operationalized through the following research questions: (1) Tasking as a reference the mathematical processes and the phases of investigative work, which aspects stand out in the resolution process of investigation tasks in the subject of Functions learned in 10th grade? (2) What difficulties the students face when performing such tasks? (3) What is the perception of the students on the exploration experience provided by the investigation tasks? In order to answer to these questions, data has been collected essentially through the analysis of students' resolutions and through the conducting of two questionnaires, one applied before the teaching experiment, and the other applied after. Furthermore, important documents have been analyzed such as the school's educative project and all of the classes where tasks of this nature were given have been recorded. With the obtained data, it was possible to conclude that the students revealed difficulty in understanding some of the processes inherent to investigation tasks. Moreover, they revealed a tendency to value a traditional educational model where they are limited to listening to the teachings that are transmitted to them and applying them on routine tasks. This vision, along with a lack of working habits in more challenging tasks that call on higher cognitive levels such as investigation tasks, has significantly influenced the involvement of students. In fact, the mathematical activity developed by the students revealed few characteristics in common with what it is considered to be authentic investigative activity. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38041 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Lúcia Ribeiro Fertuzinhos.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |