Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38069

TítuloA aquisição de vocabulário para o desenvolvimento de competências comunicativas na aula de Língua Estrangeira
Outro(s) título(s)Vocabulary acquisition to develop communication skills in the Foreign Language class
Autor(es)Sousa, Sara Andreia Barbosa de
Orientador(es)Vieira, Flávia
Dono López, Pedro
Data2014
Resumo(s)O presente relatório insere-se no âmbito da realização do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descrevendo e analisando um projeto de intervenção pedagógica supervisionada, o qual teve como objetivo principal promover a aquisição de vocabulário numa turma de Inglês (10º ano) e numa turma de Espanhol (9º ano). Nem sempre se atribui o tempo e a dedicação necessários ao ensino de vocabulário, o qual é essencial para despertar o interesse e a motivação dos alunos no domínio comunicativo de uma língua estrangeira. O projeto que aqui se relata exemplifica uma abordagem que contraria essa falta de investimento. Os objetivos do projeto foram os seguintes: 1) Diagnosticar capacidades, atitudes e representações relativas à competência lexical e ao ensino/ aprendizagem do vocabulário; 2) Promover a competência lexical através de uma abordagem comunicativa, monitorizando o desempenho e as atitudes dos alunos; 3) Desenvolver a capacidade de autorregulação, fomentando o uso de estratégias de aquisição de vocabulário e promovendo a reflexão sobre a aprendizagem; 4) Avaliar o impacto da abordagem adotada (potencialidades e limitações) na aprendizagem dos alunos e no desenvolvimento profissional reflexivo do professor. Estes objetivos, tal como todo o projeto, assentam numa fase inicial de observação de contextos, nos documentos orientadores do processo de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras em Portugal, nomeadamente o programa das duas disciplinas e o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, e também na literatura especializada. Uma vez definidos os objetivos, procedeu-se à planificação de estratégias de intervenção, nas quais se inserem as atividades de vocabulário, propiciadoras do desenvolvimento das competências de comunicação dos alunos, e à construção de instrumentos de recolha de informação relativa à perceção dos alunos acerca dos seus desempenhos e progressos na competência lexical. Ao longo da intervenção, foram utilizados instrumentos de autorregulação da aprendizagem, no sentido de avaliar as atividades desenvolvidas. Os resultados revelam que uma utilização de atividades variadas e motivadoras que promovam a competência lexical, assim como a promoção de momentos de autorregulação em sala de aula, associada a uma pedagogia para autonomia, levam a um maior empenho por parte dos alunos, favorecem a utilização de estratégias de comunicação e de aprendizagem e a realização de aprendizagens mais significativas. Mais importante do que falar de uma evolução dos alunos na competência lexical, é importante ressaltar a motivação que os acompanhou ao longo da intervenção e que permitiu que houvesse uma evolução na forma como encaram a aquisição de léxico. Também fundamental foi a minha própria evolução como docente reflexiva e autocrítica, modificando as minhas práticas, adaptando-as às características e interesses dos alunos.
The present report is part of a professional training course unit (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education. It describes and analyses a supervised pedagogical intervention project that aimed at promoting the acquisition of vocabulary in an English class (10th grade) and in a Spanish class (9th grade). Teachers not always invest the necessary time and dedication to vocabulary, which is important to promote the students’ interest and motivation for communication in the foreign language. The project here described presents an example of how to surpass this lack of investment. The project objectives were: 1) to diagnose abilities, attitudes and representations concerning not only lexical competences but also vocabulary teaching/learning; 2) To develop language acquisition through a communicative approach, monitoring students’ efforts and attitudes; 3) To develop self-regulation abilities by encouraging the use of vocabulary learning strategies and reflection about the learning process; 4) To evaluate the educational value (potentialities and limitations) of the intervention as regards student learning and the teacher’s reflective professional development. These objectives, as well as the project, were based on an initial phase of observation of the contexts, on the documents that regulate foreign language education in Portugal, namely the language syllabi and the Common European Framework of Reference for Languages, and also on the specialized literature. Once the objectives were defined, intervention strategies were designed, including vocabulary activities to promote the development of students’ communication skills and data collection instruments with a focus on students’ perceptions regarding vocabulary competences and difficulties. Throughout the intervention, selfregulation instruments were used to evaluate the activities. The results show that using activities that promote the lexical competence, as well as promoting reflection and self-regulation, which are associated to a pedagogy for autonomy, can promote a higher commitment of the students, favor the use of communication and learning strategies, and enhance meaningful learning. More important than speaking about the students’ evolution as regards their lexical competence, it is important to emphasise their motivation throughout the intervention, which allowed an evolution on the way they face vocabulary acquisition. It is also important to point out my own evolution as a reflective, selfcritical teacher, capable of changing my practices and adapting them to students’ characteristics and interests.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38069
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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