Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38165

TítuloAprender a debater: o debate como atividade de interação e de participação democrática
Outro(s) título(s)Learning to debate: the debate as an activity of interaction and democratic participation
Autor(es)Santos, Pedro Couto Páscoa dos
Orientador(es)Vieira, Flávia
Cea Álvarez, Ana María
Data2014
Resumo(s)O presente relatório visa fazer um retrato reflexivo e fundamentado do projeto de intervenção pedagógica realizado no estágio profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho. O projeto foi desenvolvido em duas turmas, uma de Inglês do 9º ano e outra de Espanhol do 8º ano, de uma escola do concelho de Braga. Teve como foco o debate, uma atividade de interação e de participação democrática para a qual os alunos devem ser cuidadosamente preparados, dada a sua complexidade e exigência. Os objetivos traçados para a intervenção, desenhada com base na análise do contexto de intervenção, nos documentos orientadores do ensino de línguas e na literatura especializada, foram: 1) identificar atitudes e dificuldades iniciais dos alunos no âmbito da oralidade; 2) propor atividades comunicativas que permitam desenvolver a competência oral dos alunos; 3) promover a cidadania e a autonomia dos alunos no âmbito da aprendizagem e uso (oral) da língua; 4) avaliar o impacto da intervenção nas competências e atitudes dos alunos no âmbito da oralidade. Para cumprir os objetivos, utilizaram-se as seguintes estratégias: observação de aulas (antes e durante a intervenção); implementação de um questionário inicial e de um questionário final sobre atitudes e dificuldades no âmbito da oralidade; realização de atividades orais, privilegiando a organização em pares/grupos; negociação de instruções, linhas de orientação e critérios de avaliação para a realização das atividades orais; implementação de instrumentos para regular e aferir as opiniões dos alunos acerca da forma como as realizaram; reflexão sobre as atividades realizadas. Os resultados do projeto indicaram uma melhoria generalizada do gosto dos alunos pelas duas línguas, uma diminuição das dificuldades sentidas para se expressarem nas línguas estrangeiras, e muitos alunos a referiram a importância das atividades para a sua aprendizagem e para um uso mais autónomo da língua como falantes. Além disso, a forma democrática como decorreu a atividade final de debate em ambas as disciplinas, assim como a evolução a nível dos alunos a nível comportamental, indicaram o desenvolvimento de competências de cidadania. Verificou-se também que a utilização de debates em turmas deste nível é adequada desde que a preparação seja cuidada e orientada. Tudo isto permitiu-me desenvolver as minhas competências reflexivas e didáticas para articular o ensino da oralidade com o das restantes competências.
This report aims to provide a reflective and grounded overview of the pedagogical intervention project carried out as part of a professional training course (practicum) within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Minho. The project was developed in two classes, a 9th grade English class and an 8th grade Spanish Class, in a school of the municipality of Braga. It was focused on the debate, an activity centered on interaction and democratic participation for which the students must be carefully prepared due to its complexity and difficulty. The intervention was designed on the basis of an analysis of its context, the documents that regulate the teaching of languages and the specialized literature. Its objectives were: 1) to identify the students' initial attitudes towards speaking and difficulties in speaking; 2) to propose communicative activities which allow for the development of the student's speaking skills; 3) to promote students' citizenship and autonomy as language learners and and speakers; 4) to assess the impact of the intervention on the students’ oral skills and attitudes towards speaking. To accomplish the objectives, the following strategies were used: class observation (before and during the intervention); an initial survey and a final survey on difficulties and attitudes towards speaking; speaking activities, favoring pair/group work; negotiation of instructions, guidelines and assessment criteria for the speaking activities; instruments to regulate and assess the opinions of the students about the way the activities were carried out; reflection about the activities carried out. The results of the project indicated a generalized improvement as regards the development of students’ positive feelings towards both languages, a reduction in the difficulties they felt to express themselves in the foreign languages, and several students mentioned the importance of the activities for learning and becoming more autonomous language speakers. Furthermore, the democratic way in which the final debate was carried out in both subjects, as well as the students’ behavioral improvements, indicate the development of citizenship competences. I also found out that using debates in classes of this level is adequate as long as the preparation for the activities is carefully prepared and guided. All of this allowed me to develop reflective and didactic competences in what concerns articulating the teaching of speaking with the teaching of other skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38165
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Couto Páscoa dos Santos.pdf2,63 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID