Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38197

TítuloA evolução das ideias dos alunos do 1º e 2º CEB sobre temas do meio físico com recurso a atividades do tipo laboratoriais
Outro(s) título(s)The progress of primary school student´ knowledge about physical environmental subjects through the laboratory type
Autor(es)Costa, Inês Margarida Cerqueira da
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Palavras-chaveEnsino das ciências
Construtivismo
Mudança concetual
Conceções alternativas
POER
Atividades laboratoriais
Science education
Constructivism
Conceptual change
Alternative conceptions
Laboratory activities
Data2015
Resumo(s)O presente relatório insere-se, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, concretamente na componente do estágio da UC Prática de Ensino Supervisionada. O projeto desenvolvido durante a permanência nas escolas do 1º e 2º CEB, teve como principal objetivo, a evolução das ideias dos alunos sobre a temática Flutuação e os Micróbios, respetivamente. No 1º.Ciclo a principal estratégia levada a cabo na intervenção educativa baseou-se num conjunto de atividades laboratoriais do tipo Prevê-Observa-Explica-Reflete (POER), enquanto que no 2º. Ciclo as atividades foram pensadas e organização segundo o paradigma de Mudança Conceptual. Em ambos os ciclos pretendia-se, conhecer as ideias prévias dos alunos sobres as temáticas em estudo, assim como promover a prática do ensino laboratorial, cujo objetivo fundamental foi percecionar a evolução das ideias dos alunos, acerca das temáticas propostas através da implementação das atividades laboratoriais. A intervenção no 1º CEB os alunos parece ter desenvolvido o conceito de flutuação/afundamento. Já na intervenção no 2º CEB foi possível detetar uma evolução das ideias relativas ao conceito de “micróbio”.
The present study is part of the framework for Masters in Education of 1st and 2nd Cycles of Primary School, specifically in the academic training of Supervised Teaching Practices UC. The developed project during the stay in the 1st and 2nd Cycles aimed the development of student´s knowledge about fluctuation and microbes, respectively. In the 1st Cycle the main strategy carried out in the educational intervention was based on a set of hands-on laboratory Predict-Observe-Explain-Reflect (POER) type activities, whereas in the 2nd Cycle were developed activities based on Conceptual Change paradigm. For both 1st and 2nd cycles was intended to know the student´s previous knowledge about the subjects under this study and promote the practice of laboratory teaching whose main goal was get a feeling of the progress of student´s ideas about the proposed subjects through the implementation of laboratory activities. In the 1st Cycle intervention, students proved to have developed the double concept of floating/sinking, whereas in the 2nd Cycle intervention was possible to detect a progress on the ideas regarding to “microbe” concept.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38197
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Inês Costa.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID