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https://hdl.handle.net/1822/38199
Title: | A leitura e interpretação de imagens pictóricas e de gráficos na aula de História e Geografia: um estudo com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
Author(s): | Leite, Ana Patrícia Peixoto |
Advisor(s): | Melo, Maria do Céu |
Keywords: | Imagens Gráficos Conhecimento histórico Conhecimento geográfico Literacia visual Visual literacy History Geography Images Graphs |
Issue date: | 2015 |
Abstract(s): | O presente relatório ilustra um projeto desenvolvido em contexto real de aulas nas
disciplinas de História e Geografia do 8º ano de escolaridade, optou-se pela escolha de dois
temas distintos para cada uma, apesar de ambos serem incluídos no domínio da literacia
visual. Eles procuraram encontrar respostas, respetivamente às seguintes questões de
investigação: Que tipos de leitura/interpretação os alunos realizam de diferentes tipos de
imagem que permitam melhorar o seu conhecimento histórico? Que tipos de
leitura/interpretação os alunos realizam de diferentes tipos de gráficos que permitam
melhorar o seu conhecimento geográfico? O estudo desenvolvido para História concretizou-se
através da leitura, análise e exploração de distintos tipos de imagem, nomeadamente a pintura,
a caricatura e o desenho. Para tal foram elaboradas quatro fichas de trabalho compostas por
uma série de questões que procuravam invocar a capacidade interpretativa dos discentes. A
escolha das imagens regeu-se pela articulação com as temáticas previstas do 8º ano de
escolaridade – “Absolutismo e Mercantilismo Numa Sociedade de Ordens”, “O Antigo Regime
Português No Século XVIII” e “A Cultura e o Iluminismo em Portugal face à Europa”.
Pretendeu-se despertar os alunos para a leitura e interpretação pictórica intentando numa
consciencialização da riqueza do conteúdo histórico das mesmas, e promovendo uma
alfabetização da leitura da imagem. Relativamente à Geografia, o estudo concretizou-se
através da interpretação, análise e exploração de gráficos de barras e de pirâmides etárias
igualmente articulado com a temática prevista do 8º ano de escolaridade População e
Povoamento”, nomeadamente, no subtema – “A Evolução da população e o comportamento
dos indicadores demográficos” focalizando-se na “Evolução da população mundial”,
“Indicadores demográficos” e “Estrutura etária na população” na Geografia. Para tal foram
elaboradas três fichas de trabalho constituídas por várias questões dirigidas aos alunos que
pretendiam apelar e desenvolver a capacidade interpretativa dos alunos através da análise de
gráficos. Foi nosso intuito a promoção de uma instrução gráfica como estratégia de construção
de conhecimento geográfico. De referir que o estudo englobou em ambas as áreas
disciplinares a elaboração de uma ficha de metacognição auferindo o tipo de insucessos e
sucessos alcançados do presente estudo de investigação. This report describes two studies that were developed in History and Geography classes of the 8th grade of an Intermediate school in Braga, Portugal. They both targeted the visual literacy domain, but they develop a different topic according to specific curricular themes. We tried to clarify the following research questions: How do students use pictures to improve their knowledge in History? How do students use graphs to improve their knowledge in Geography? In the History class study, we presented four worksheets, which included a set of questions concerning the reading and analysis of different types of images (painting, drawings and caricatures). The selection took into consideration the followings subjects: “Absolutism and Mercantilism in a society of classes”, “The Portuguese Regime in the 18th Century” and “Culture and The Age of Enlightenment in Portugal and Europe”. The purpose was to develop motivate students’ skills on reading and reasoning images in order to make them aware of their historical content value as evidences. In the Geography class study, we also presented several worksheets with questions asking for reading and interpretation of bar graphs related to the topic “Population and Populating-The World population growth”. The intention was the promotion of a graphic instruction as a strategy to develop their geographical knowledge. We have also used in both studies a metacognitive worksheet in order to assess students’ learning difficulties and successes. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38199 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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