Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38752

TítuloDa carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em educação de infância e em ensino básico (1.º ciclo), pela Universidade do Minho, entre 2001 e 2010
Outro(s) título(s)Career to professional insertion trajectories: the case of graduates in early childhood education and elementary education – k1-k4, graduated by the University of Minho, between 2001 and 2010
Autor(es)Cardoso, Nelson Cândido Pedrosa Marques
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Data14-Jul-2015
Resumo(s)Num contexto de desemprego crescente, que afeta especialmente os jovens, o fenómeno de inserção profissional tem vindo a ser estudado, sobretudo no campo das Ciências Sociais, com incidência em diferentes áreas de qualificação académica. Ele afeta os recém-licenciados, de um modo geral, mas é um fenómeno que se coloca hoje, também, nas áreas da educação e ensino. As experiências de transição do mundo académico para o mundo do trabalho tendem atualmente a ser vividas intercaladamente com momentos de inatividade profissional e a constituir-se como um “estado” que preenche um período, cada vez maior, das vidas dos diplomados. Neste contexto, a nossa investigação procura caracterizar, interpretar e compreender as trajetórias e os processos de inserção profissional dos diplomados em educação de infância e em ensino básico - 1º ciclo, formados pela Universidade do Minho entre 2001 e 2010, procurando constituir-se como um contributo para uma “sociologia da inserção” (Alves, 2007, 2008). Metodologicamente, o estudo empírico baseia-se na aplicação de um inquérito por questionário e com base numa estatística descritiva. A análise de dados insere-se numa perspetiva interpretativa, focalizada no significado que os sujeitos atribuem aos acontecimentos e situações em que estão envolvidos. A tese está organizada em oito capítulos. O primeiro aborda a problemática do trabalho, à luz das mudanças que têm ocorrido e que aqui analisamos em torno de dois conceitos colocados em tensão: emprego e empregabilidade. No segundo analisa-se a problemática da formação, em particular a formação inicial de professores, em torno de outra tensão que pode ser equacionada em torno dos conceitos de qualificação e de competência. Chegados ao terceiro capítulo, discutimos mais especificamente o tema da inserção profissional, relacionando-o com o da juventude, procurando-se analisar as transições incertas e precárias dos jovens diplomados para o mercado de trabalho. Particular atenção é dada às novas tendências de inserção que põem a tónica numa crescente individualização das trajetórias biográficas dos jovens. Neste sentido, a problemática da inserção é definida pela não-linearidade entre o diploma e o emprego e suscita igualmente uma metamorfose do tradicional conceito de carreira. Este tem vindo a ser enfraquecido pelas abordagens gerencialistas e neoliberais da organização do trabalho, que põem a tónica no indivíduo, numa lógica de responsabilização individual, substituindo tendencialmente o conceito de carreira pelo de trajetórias profissionais. Após uma apresentação dos fundamentos, opções, percursos e procedimentos metodológicos, o que é feito no capítulo IV, seguem-se três capítulos e uma conclusão onde são apresentados os dados e resultados da investigação empírica. O capítulo V apresenta uma caracterização dos licenciados, considerando o período desde a entrada no curso à situação profissional atual; o capítulo VI analisa as experiências e trajetórias profissionais dos diplomados, considerando diferentes momentos – enquanto estudante, no acesso e desempenho da primeira atividade como licenciado e ao longo do percurso profissional; o capítulo VII incide mais especificamente nas expectativas e fatores de inserção profissional; e o capítulo VIII dá conta das perspetivas dos licenciados quanto ao exercício da atividade profissional na área da educação/ensino e do diploma do curso. A tese termina com uma conclusão, onde se discutem os resultados da investigação e se enunciam as limitações do estudo e algumas ilações e sugestões para trabalhos futuros.
In a growing unemployment context, especially affecting young people, the phenomenon of professional insertion has been studied, particularly in the Social Sciences domain, focusing on different areas of academic qualification. In general it’s affects young graduates but it is a phenomenon that arises today in education and teaching areas. Nowadays, the experiences from academic to labour market transitions tend to be lived interspersed with moments of professional inactivity and establish itself as a "state" that fills an increasingly period in the graduates life’s. In this context, our research pursues to characterize, interpret and understand the trajectories and professional insertion processes of the graduates in early childhood education and elementary education – k1-k4, graduated by the University of Minho, between 2001 and 2010, looking for to establish itself as a contribution to an ”sociology of insertion" (Alves, 2007, 2008). Methodologically, the empirical study is based on an application questionnaire survey and descriptive statistics. Data analysis is carried out in an interpretive perspective, focused on the meaning that individuals give to contexts and situations in which they are involved. The thesis is organized into eight chapters. The first reports to the work problematic in the changes context whereupon we analyse two concepts in tension: employment and employability. In the second chapter we analyses the training issue, in particular the initial teachers training, considering another tension point around the concepts of qualification and competence. Reaching the third chapter, we discuss more specifically the issue of professional insertion concerning the youth subject, aiming to analyse the uncertain and precarious labour market transitions of young graduates. Particular attention is given to new trends insertion that put the emphasis on increasing the biographical individualization trajectories of young people. Therefore, the insertion process is defined by the non-linearity between the diploma and employment and also raises a metamorphosis of the traditional concept of career. This has been weakened by neoliberal and “managerialistic” approaches to work organization, which emphasises on the individual, in an individual logic responsibility, tends replacing the career concept by the professional paths. After the fundaments, options, pathways and methodological procedures presentation, in Chapter IV, the following three chapters and also the conclusion present the data and results of the empirical research. Chapter V presents a characterization of graduates, considering the period since higher education admission until the current employment status; Chapter VI analyses the experiences and professional paths of graduates considering different periods - as a student, in a access and performance to the first professional activity and during professional career of graduates; Chapter VII focuses more specifically on the expectations and employability factors; and Chapter VIII gives an interpretation of the graduates perspectives concerning the exercise of professional activity in education/teaching areas and higher education diploma. The thesis ends with a conclusion where we discuss the results of the investigation, setting out the study limitations and some conclusions and suggestions for future research work.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Formação de Professores).
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38752
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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