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https://hdl.handle.net/1822/38794
Título: | Agostinho da Silva: a "vida conversável" como fundamento da educação |
Outro(s) título(s): | Agostinho da Silva: the "vida conversável" as foundation of education |
Autor(es): | Andrês, Adelina Maria Granado |
Orientador(es): | Manso, Artur Gama, Manuel |
Palavras-chave: | Agostinho da Silva Educação Universidade Humanidade Criatividade Education University Humanity Creativity |
Data: | 17-Jul-2015 |
Resumo(s): | O presente trabalho corresponde à dissertação de Doutoramento em Ciências da
Educação, especialidade de Filosofia da Educação, de Adelina Andrês.
É constituído por: duas partes – parte A, que inclui cinco capítulos, e parte B, que inclui
quatro capítulos; índice; introdução; conclusões; bibliografia; e apêndice.
Na Parte A, o primeiro capítulo apresenta uma visão panorâmica da história da
educação, em particular sobre as várias práticas pedagógicas utilizadas desde as
sociedades primitivas até aos nossos dias; os quatro capítulos seguintes incidem sobre a
educação, ao longo desse tempo, na perspetiva de Agostinho da Silva e com enfoque na
teoria e na prática do movimento da escola nova a que este pedagogo dedicou a sua
especial atenção. Esta parte desenvolve-se a partir de fontes escritas.
A Parte B desenvolve-se a partir do registo oral sob a forma de conversa – com base no
programa de televisão “Conversas Vadias” com Agostinho da Silva – que
transcrevemos, e é totalmente dedicada à sua hermenêutica e interpretação, na linha do
respetivo ideário pedagógico que consta na parte anterior. Desde o primeiro ao quarto
capítulo trata-se, respetivamente: a vida e a obra de Agostinho da Silva; a discrepância
entre a verdadeira condição da humanidade – que corresponderá a caraterísticas próprias
da Criança, como a criatividade - e o estado desfavorável em que esta vive no mundo; a
procura de meios para solucionar tal situação; e a educação como instrumento capaz de
resgatar a verdadeira condição da humanidade pela possibilidade de fazer reemergir
aquela Criança.
Na introdução apresenta-se o objeto de estudo, bem como os objetivos da investigação,
a metodologia usada e a forma como é organizado o trabalho.
Nas conclusões, destacam-se aquelas principais a que o desenvolvimento do trabalho
nos conduziu.
A bibliografia organiza-se em três categorias: obras de Agostinho da Silva; obras sobre
Agostinho da Silva; e outras necessárias ao desenvolvimento do trabalho.
O apêndice corresponde à transcrição por nós realizada, na íntegra, das treze “Conversas
Vadias” posteriormente analisadas, e cuja disposição sequenciada respeita a ordem
cronológica da apresentação televisiva, ao tempo, das mesmas. This study consists in the PhD dissertation in Educational Sciences, the field of Philosophy of Education, written by Adelina Andrês. This work is composed of two parts – part A,which includes five chapters, and part B, which includes four chapters; the index; the introduction; the conclusions; references and the appendix. Part A, the first chapter, gives an overall view of the story of education, it highlights several pedagogical practices used since the primitive societies until nowadays. The following four chapters focus on the education, over the time, according to Agostinho da Silva and emphasize the theory and the practice of the Escola Nova (the New School) movement, which this pedagogue paid special attention to. This section is based on written sources. Part B is developed from the oral record through conversation – based on the television program “Conversas Vadias” with Agostinho da Silva – which has been transcribed and it is completely dedicated to its hermeneutics and interpretation, in line with the pedagogic ideology showed in the previous part. The first four chapters refer to the life and the work of Agostinho da Silva; the discrepancy between the real condition of humanity – which corresponds to the specific features of the Criança (Child), such as the creativity – and the unfavorable condition in which the humankind lives in the world. It describes the search for the ways to solve that situation; and the education as a tool, which enables the rescue of the true condition of humankind by the possibility to re-emerge that Criança (Child). In the introduction the object of study is displayed, as well as the aims of the research, the methodology and the way as the essay is organized. In the conclusion, we highlight the main points to which the process of research has conducted us. The section of references is organized in three categories: Agostinho da Silva’s works; works about Agostinho da Silva; and others, which were used for the development of this thesis. The appendix is composed of the transcription carried out, fully, of the thirteen “Conversas Vadias”, after they were analyzed, and their sequenced exhibition follows the chronological order of television presentation. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialização em Filosofia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38794 |
Acesso: | Acesso aberto |
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