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https://hdl.handle.net/1822/38825
Título: | Princípios de ergonomia e design discutidos através de plataformas utilizadas para e-learning |
Outro(s) título(s): | Principles of ergonomics and design discussed through systems utilized for e-learning |
Autor(es): | Freire, Luciana Lopes Arezes, P. Campos, J. Creissac |
Palavras-chave: | Ergonomia Design Usabilidade E-learning Ergonomis Design |
Data: | 2010 |
Resumo(s): | O presente artigo tem como objectivo principal apresentar uma revisão bibliográfica referente aos princípios de Ergonomia aplicados a ferramentas utilizadas para e-learning. É sabido que os erros na aplicação destes princípios acarretam sobrecargas cognitivas nos utilizadores destas plataformas, pelo que o artigo procura abordar o tema de forma abrangente. Deste modo, na primeira parte deste artigo apresentam-se os princípios ergonómicos mais referenciados como fundamentos de Ergonomia Cognitiva e Informacional e, em seguida, apresentam-se as directrizes de usabilidade destinadas a sistemas de informação que poderão servir como suporte para interacções académicas. Na segunda parte, realiza-se um discussão acerca de uma observação de experiências de aprendizagem colaborativa vivenciadas entre professores e alunos em projectos de pesquisa e extensão. A metodologia deste artigo aponta para uma estrutura de investigação de natureza qualitativa, onde o objectivo era perceber as interacções vividas virtualmente, enquanto utilizadores de sistemas cuja meta é favorecer a construção de conhecimentos de carácter académico. Os resultados desta investigação configuram-se como uma forma adicional de análise das questões referentes à Ergonomia, de modo a que os sistemas informacionais privilegiem sempre os diferentes perfis dos seus utilizadores. This article's main goal is to present a review on the principles of ergonomics applied to tools used for elearning. It is known that the errors in the application of these principles entail cognitive overload on users of these platforms, so the article tries to address the issue comprehensively. Thus, in the first section presents the most notable ergonomic principles as the foundations of Cognitive Ergonomics and Informational and then presents guidelines for the usability of information systems that can serve as support for academic interactions. In the second part, there will be a discussion about a comment from the experiences of collaborative learning experiences among teachers and students in research projects and extension. The methodology of this article points to a research of qualitative nature, where the aim was to understand the interactions experienced virtually as users of systems whose goal is to encourage the construction of the academic knowledge. The results of this research appear as an additional form of analysis of issues related to ergonomics, so that the information systems always prioritize the different profiles of its users. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38825 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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