Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38877
Título: | Temos de fazer um cavalo de Troia: elementos para compreender a internacionalização da investigação e do ensino superior |
Outro(s) título(s): | We have to make a trojan horse: elements to understand internationalization in the higher education and research Tenemos que hacer un caballo de troya: elementos para entender la internacionalización en la educación superior e investigación |
Autor(es): | Araújo, Emília Rodrigues Silva, Sílvia |
Palavras-chave: | Internacionalização Mobilidade Investigação Internationalization Mobility Research Internacionalización Movilidad Investigación |
Data: | 2015 |
Editora: | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) |
Revista: | Revista Brasileira de Educação |
Citação: | ARAÚJO, EMÍLIA RODRIGUES, & SILVA, SÍLVIA. (2015). We have to make a trojan horse: elements to understand internationalization in the higher education and research. Revista Brasileira de Educação, 20(60), 77-98 |
Resumo(s): | O texto tem como objectivo discutir a diversidade de sentidos atribuídos à internacionalização
na investigação e no ensino superior. A internacionalização tem sido
objecto de inúmeras referências no âmbito das políticas de avaliação da qualidade
do ensino e da investigação. Ao mesmo tempo, tem gerado várias interpretações
tanto em seu favor como em seu desfavor. Procuramos perceber quais são as razões
para que os atores organizacionais com mais poder de intervenção política veiculem
uma representação extremamente positiva da internacionalização, apesar de nem
sempre identificarem os indicadores e as formas que a medição desse processo
deve comportar. A pesquisa tem um carácter exploratório e debruça-se de modo
especial sobre dados recolhidos por meio da observação participante e de uma série
de entrevistas realizadas por correio electrónico a reitores, vice-reitores e directores
de centro de investigação portugueses. The text aims to discuss the diversity of meanings attributed to the term internationalization in research and higher education. Internationalization has been the subject of numerous references in the policies for evaluating the quality of teaching and research. At the same time, it has generated various interpretations both in its favor, and to its disadvantage. We seek to understand why organizational actors, with more political power for intervention, convey an extremely positive representation of internationalization, although not always identifying the indicators and the correct ways of measurement for this process. The research has an exploratory nature and focuses in particular on data collected through participant observation and several interviews conducted via e-mail to university deans, vice deans and directors of Portuguese research centers. El texto tiene como objetivo discutir la diversidad de significados que se atribuyen a la internacionalización de la investigación y a la educación superior. La internacionalización ha sido objeto de numerosas referencias en las políticas de evaluación de la calidad de la enseñanza y de la investigación. Al mismo tiempo, ha generado diversas interpretaciones, tanto en su favor, como en su contra. Tratamos de entender cuáles son las razones por las que los actores de las organizaciones con más poder de intervención política transmiten una representación muy positiva de la internacionalización, aunque no siempre identificando los indicadores y las formas en que la medición de este proceso deba realizarse. La investigación tiene un carácter exploratorio y se centra, en particular, en los datos recogidos a través de la observación participante y una serie de entrevistas llevadas a cabo por correo electrónico a los rectores, los vicerrectores y directores de centros de investigación portugueses. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38877 |
DOI: | 10.1590/S1413-24782015206005 |
ISSN: | 1809-449X |
Versão da editora: | http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782015000100077&script=sci_arttext&tlng=en |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EA_SS_higher-education.pdf | 251,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |