Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39009

TítuloO ecrã da (hiper) televisão: novos olhares a partir das emissões dedicadas ao Euro 2012 na TV portuguesa
Outro(s) título(s)The (hyper) television screen: new insights and perspectives from the Euro 2012 portuguese TV broadcasts
Autor(es)Lopes, Felisbela
Loureiro, Luís Miguel Nunes da Silva
Neto, Ivo Emanuel Campos Machado
Palavras-chaveTelevisão
Ecrã
Teorias do dispositivo
Convergência
Estudos televisivos
Television
Screen
Apparatus theories
Convergence
Television studies
Data2013
EditoraObservatório da Comunicação (OberCom)
RevistaObservatorio (OBS*) Journal
CitaçãoLopes, F., Loureiro, L. M., & Neto, I. (2013). O ecrã da (hiper) televisão: novos olhares a partir das emissões dedicadas ao Euro 2012 na TV portuguesa. Observatorio (OBS*), 7(3), 35-57
Resumo(s)Dando continuidade a uma série de estudos já realizados no âmbito do projecto de investigação em que se insere, o presente trabalho questiona a evolução do ecrã televisivo como dispositivo supostamente convergente. Contrariando uma tendência discursiva dominante, quer na esfera dos media quer na própria produção académica sobre o medium televisivo, clarificam-se aqui alguns dos desenvolvimentos teóricos mais significativos, resultantes dos anos de trabalho que este projecto de investigação já tem. Propõe-se, pois, uma distinção conceptual entre o ecrã prometido pela cultura da convergência, que designamos como ecrã convergente, e o ecrã verdadeiramente resiliente da instituição-televisão, o ecrã centrípeto, que ainda obedece aos princípios de sequência e fluxo enunciados por Raymond Williams nos anos 1970.
In line with the previous research that we developed inside the project we’re taking part for some years now, the work we’re presenting questions the evolution of the televisive screen as a supposedly convergent apparatus. It means a questioning that argues against the ongoing dominant discourse on television (both in the media as in the academic sphere). We then intend to bring to light some of the main conceptual theoretical distinctions that where emerging from our previous articles and reflections. What we propose is a distinction between the screen as promised by the convergence culture, one we designate the convergent screen, and the screen we actually see enduring in our TV sets, a resilient screen representing the TV-institution: a centripetous screen that still follows the same principles of sequence and flow as generically theorized by Raymond Williams in the 1970s.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39009
ISSN1646-5954
Versão da editorahttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/viewFile/660/616
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FL_ecra_hiper.pdf261,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID