Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39088

TítuloA mensuração do Capital Humano nas organizações: estudo de caso da empresa Tuacar, SA
Autor(es)Gomes, Tiago Manuel Pinto
Orientador(es)Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes
Palavras-chaveRecursos humanos
Capital humano
Hermanson
Método do goodwill não adquirido
Human resources
Human capital
The unpurchased goodwill method
Data2015
Resumo(s)No contexto económico em que se vive atualmente, muito frequentemente se indica a competitividade como a chave do sucesso e sustentabilidade de uma empresa. A definição de vantagens competitivas remete-nos para a obtenção de determinadas características e ferramentas que nos permitam competir com o que os nossos concorrentes. Ora, muitos são os entendidos que afirmam convictamente que o principal fator de diferenciação entre empresas concorrentes é precisamente o seu capital humano. É certo que cada pessoa tem valor mas, como é natural, há funcionários que se destacam pelos seus elevados graus de dinamismo e conhecimento. São precisamente estes que podem fazer com que uma empresa adquira as tais vantagens competitivas que lhe permitirá alcançar melhores resultados e reforçar a sua posição no mercado. Apesar de este recurso ter tanto ou mais importância que qualquer ativo físico, o seu tratamento de forma equitativa pressupõe-se longínquo. A sua mensuração (e o correspondente relato) é ignorada pela generalidade das empresas. São muitos os modelos teóricos de mensuração dos recursos humanos mas a verdade é que ainda nenhum deles é genericamente aceite pelos especialistas da área. É a partir daqui que surge a motivação por este tema. Neste relatório irá ser debatida a importância da temática e serão apresentados os mais importantes modelos de mensuração do capital humano, analisando as suas principais vantagens e desvantagens. Posteriormente será feita uma aplicação prática de um desses modelos, o método do goodwill não adquirido de Hermanson (1964). Este estudo de caso foi desenvolvido no decorrer de um estágio curricular efetuado na Tuacar, SA, e visa testar a relevância e fiabilidade da aplicação prática do modelo na medição do valor do capital humano existente nesta organização em particular. Assim, espera-se que as conclusões retiradas deste trabalho acrescentem conhecimento relevante que ajude na luta pela implementação da prática de mensuração e gestão deste ativo nas empresas.
In the actual economic context, competitiveness is very often indicated as a key to success and sustainability of a company. The definition of competitive advantages brings us to obtain certain tools that allow us to compete with our rivals. Now, many are the experts who proclaim human capital as the main differentiating factor between competitors. It’s true that every person has his value however there are employees who stand out for their high levels of dynamism and knowledge. This can bring competitive advantages to the organizations that will allow them to achieve better results and strengthen its market position. Although this resource have the same, or more, significance than any physical asset, it’s not treated as such. Its measurement (and the corresponding report) is ignored by most companies. There are many theoretical models to measure human resources but the truth is that none of them have been generally accepted by the experts in the field. It’s from here that comes the motivation for this topic. In this report will be discussed the importance of this topic and will be presented the most important models for measuring human capital, analyzing their main advantages and disadvantages. Later, will be made a practical application of one of these models, the unpurchased goodwill method, proposed by Hermanson (1964). This case study was developed during a traineeship done in Tuacar, SA, and aims to test the relevance and reliability of the practical application of the model in measuring the value of the human capital in this particular organization. Thus, it’s expected that the conclusions from this study add relevant knowledge to help in the struggle for implementation the measurement and management of this asset by the enterprises.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39088
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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