Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39119

TítuloUma análise crítica e comparativa de experiências de ensino do empreendedorismo baseadas na abordagem de aprendizagem por projeto
Autor(es)Romero, Fernando
Afonso, Paulo
Nunes, Manuel L.
Barbosa, Fernando de Oliveira
Palavras-chaveEmpreendedorismo
Ensino
Ensino baseado em projeto
Universidade
Engenharia
Data8-Abr-2015
CitaçãoRomero, F., Afonso, P., Nunes, M. and Barbosa, F. (2015) “Uma Análise Crítica e Comparativa de Experiências de Ensino do Empreendedorismo Baseadas na Abordagem de Aprendizagem por Projeto”, Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal, Instituto Pedro Nunes, Coimbra, 8 Abril.
Resumo(s)Este artigo debruça-se sobre a aplicação da abordagem de aprendizagem por projeto no ensino do empreendedorismo ou da formação empresarial em cursos de engenharia. A literatura sobre o tema é ainda escassa e persiste um debate que se tem mostrado inconclusivo sobre determinadas questões fundamentais. Neste projeto de investigação estudaram-se diversas experiências educacionais que permitem tirar ilações sobre a abordagem da aprendizagem baseada em projeto utilizada em 6 unidades curriculares de diferentes cursos de engenharia da Universidade do Minho. O período de análise compreende os últimos 10 anos, remontando a 2006 quando estas experiências foram iniciadas. A estratégia de pesquisa foi essencialmente qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, tendo-se seguido uma metodologia iminentemente etnográfica. O artigo descreve e explora a utilização desta abordagem educacional no ensino universitário e na área da gestão empresarial ou do empreendedorismo através de um conjunto de casos que se traduzem numa diversidade de situações muito interessante. É feita uma breve descrição de cada experiência, referindo particularmente o seu contexto e a sua evolução, assim como os resultados diretos e indiretos que lhe estão subjacentes. É importante compreender a motivação que esteve na origem da implementação e na adoção da abordagem da aprendizagem baseada em projetos, as dificuldades encontradas e as alterações realizadas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39119
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CGIT - Publicações em actas de encontros científicos / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Romero_etal_EnsinoEmpreendedorismo_JEEP_2015.pdf620,91 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID