Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39119
Título: | Uma análise crítica e comparativa de experiências de ensino do empreendedorismo baseadas na abordagem de aprendizagem por projeto |
Autor(es): | Romero, Fernando Afonso, Paulo Nunes, Manuel L. Barbosa, Fernando de Oliveira |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Ensino Ensino baseado em projeto Universidade Engenharia |
Data: | 8-Abr-2015 |
Citação: | Romero, F., Afonso, P., Nunes, M. and Barbosa, F. (2015) “Uma Análise Crítica e Comparativa de Experiências de Ensino do Empreendedorismo Baseadas na Abordagem de Aprendizagem por Projeto”, Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal, Instituto Pedro Nunes, Coimbra, 8 Abril. |
Resumo(s): | Este artigo debruça-se sobre a aplicação da abordagem de aprendizagem por projeto no ensino do empreendedorismo ou da formação empresarial em cursos de engenharia. A literatura sobre o tema é ainda escassa e persiste um debate que se tem mostrado inconclusivo sobre determinadas questões fundamentais. Neste projeto de investigação estudaram-se diversas experiências educacionais que permitem tirar ilações sobre a abordagem da aprendizagem baseada em projeto utilizada em 6 unidades curriculares de diferentes cursos de engenharia da Universidade do Minho. O período de análise compreende os últimos 10 anos, remontando a 2006 quando estas experiências foram iniciadas. A estratégia de pesquisa foi essencialmente qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, tendo-se seguido uma metodologia iminentemente etnográfica. O artigo descreve e explora a utilização desta abordagem educacional no ensino universitário e na área da gestão empresarial ou do empreendedorismo através de um conjunto de casos que se traduzem numa diversidade de situações muito interessante. É feita uma breve descrição de cada experiência, referindo particularmente o seu contexto e a sua evolução, assim como os resultados diretos e indiretos que lhe estão subjacentes. É importante compreender a motivação que esteve na origem da implementação e na adoção da abordagem da aprendizagem baseada em projetos, as dificuldades encontradas e as alterações realizadas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39119 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Romero_etal_EnsinoEmpreendedorismo_JEEP_2015.pdf | 620,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |