Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3912
Título: | O papel do sociólogo na escola: contributos |
Autor(es): | Araújo, Emília Rodrigues |
Palavras-chave: | Intervenção Metodologia |
Data: | 26-Set-2005 |
Resumo(s): | Distinguindo-se do trabalho do assistente social, o trabalho do sociólogo encobre-se nas tarefas de diagnóstico e de planeamento das melhores vias de intervenção avançando com medidas que atinjam os motivos pelos quais se geram problemas que, na sua expressividade, são sociais, acabam por ter implicações alargadas no âmbito da sociedade. Hoje em dia, a pesquisa e a intervenção sobre a escola conhecem um alargamento acentuado: com o insucesso escolar e a violência juvenil, incluindo o conflito inter-étnico, no centro das preocupações, as ciências sociais, e muito especialmente a sociologia, centram atenção na melhoria dos métodos de diagnóstico e de intervenção sobre problemas que, como disse, não se ligam apenas à escola mas à comunidade envolvente, à sociedade em si, aos seus modos de pensar, de estar e de actuar. É neste sentido que a sociologia, a portuguesa neste caso, inclui nas suas metodologias modos de abordagem internacionais muito especialmente franceses e britânicos, locais onde as escolas são de uma absoluta preocupação reflectindo problemas sociais graves como o desemprego, o conflito entre religiões e a entrada massiva de emigrantes. |
Tipo: | Comunicação em painel |
Descrição: | Comunicação apresentada na acção de formação "O papel do sociólogo na escola", Braga, Portugal, 26 Setembro 2005. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3912 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Comunicações / Communications DS/CICS - Comunicações em encontros nacionais/Papers at National Meetings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O papel do sociologo na escola.pdf | texto de comunicação | 96,31 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |