Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39148

TítuloOutsourcing de serviços de sistemas de informação na banca em Portugal
Autor(es)Pereira, Cidália
Varajão, João
Amaral, Luís
Soares, Delfina de Sá
Cunha, António
Palavras-chaveOutsourcing
Sistemas de informação
Motivações
Riscos
Entidades bancárias
Banca
Banks
Information systems
Motivations
Risks
DataOut-2015
EditoraAssociação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)
CitaçãoPereira, C.; Varajão, J.; Amaral, L.; Sá Soares, D.; Cunha, A. (2015), Outsourcing de Serviços de Sistemas de Informação na Banca em Portugal, CAPSI - Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.
Resumo(s)Ao longo das últimas décadas a função sistemas de informação (SI) evoluiu e tornou-se verdadeiramente fundamental no seio das organizações. Apesar de esta evidência, nem sempre as organizações dispõem dos recursos internos e do know-how necessário para a desenvolver. O outsourcing de serviços de SI tem vindo a apresentar-se como uma alternativa e opção estratégica no contexto da gestão desta função em muitas organizações e em vários setores de atividade. Desenvolver uma melhor compreensão sobre as principais práticas de outsourcing de serviços de SI no setor da banca, dadas as particularidades que apresenta (por exemplo relativamente aos requisitos de confidencialidade e sigilo), constitui o objetivo central deste trabalho. Para tal, foi realizado um inquérito baseado em questionário com o intuito de caraterizar, entre outros aspetos, os serviços sujeitos a outsourcing, as principais motivações, riscos, barreiras e impactos associados ao outsourcing, bem como aspetos de contratação, relação cliente-fornecedor e satisfação. Os principais resultados obtidos são apresentados neste artigo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39148
DOI10.18803/capsi.v15.492-514
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPSI2015jvref-final.pdf2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID