Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39201

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Joana Carneiropor
dc.contributor.authorFaria, Lilianapor
dc.contributor.authorGaspar, Neidepor
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.date.accessioned2016-01-05T12:53:33Z-
dc.date.available2016-01-05T12:53:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1982-4327por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39201-
dc.description.abstractSocial intelligence is a favorable condition for career decision-making and development. The social intelligence indices of Portuguese students in school years prior to a career transition are characterized and intra and interindividual differences are analyzed. Participants were 1095 students (552, 50.4% women) with a mean age of 14.78 years (SD = 1.86), in the 8th (542, 49.5%), 10th (295, 26.9%) and 11th (258, 23.6%) grades. The Cognitive Test of Social Intelligence (PCIS) was administered at two moments, six months apart. Results indicate that the 8th grade obtained higher average scores in Problem Solving, Motivation and Self-confidence (time 1), while the 10th grade obtained better results in Problem Solving, Motivation and Familiarity (time 2). Between the assessment moments, all school years register an increase in Problem Solving and Self-confidence in social situations. These results constitute favorable psychological conditions for the promotion of ethical questioning in career guidance interventions.por
dc.description.abstractA inteligência social constitui uma condição favorável à tomada de decisão e ao desenvolvimento vocacional. Este trabalho visa caracterizar os níveis de inteligência social, e analisar as diferenças intra e interindividuais, em alunos portugueses em anos de pré-transição vocacional. Participaram 1095 alunos (552, 50% mulheres), com uma média de idades de 14,78 anos (DP = 1,86), do 8º, 10º, e 11º níveis escolares. Administrou-se a Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS), em dois momentos (T1 e T2), com seis meses de intervalo. Os resultados indicam que o 8º ano obteve resultados médios superiores, nos índices de Resolução de Problemas, Motivação e Autoconfiança (T1), enquanto o 10º ano obteve resultados superiores, em Resolução de Problemas, Motivação e Familiaridade (T2). Entre momentos de avaliação, registra-se, para todos os níveis escolares, um aumento em Resolução de Problemas e Autoconfiança em situações sociais. Estes resultados constituem condições psicológicas favoráveis à promoção do questionamento ético nas intervenções de orientação vocacional.por
dc.description.abstractLa inteligencia social es una condición favorable para la toma de decisiones y el desarrollo de la carrera. Se caracterizan los niveles de inteligencia social y sus diferencias intra e interindividuales en estudiantes portugueses en transición pre-profesional. Participaron 1095 estudiantes (552, 50.4% mujeres) con una edad media de 14.78 (DE = 1.86), del 8º (542, 49,5%), 10º (295, 26.9%) y 11º (258, 23.6%) años escolares. Se administró la Prueba Cognitiva de Inteligencia Social (PCIS) en dos ocasiones, con seis meses de diferencia. Los resultados indican que los estudiantes del 8º grado obtuvieron puntajes medios más altos en la Resolución de Problemas, Motivación y Confianza (T1), mientras que los del 10º grado obtuvieron mejores resultados en la Resolución de Problemas, Motivación y Familiaridad (T2). Entre momentos de evaluación se registra, para todos los años, un aumento en la Resolución de Problemas y Confianza en situaciones sociales. Estos resultados constituyen condiciones psicológicas favorables a la promoción del cuestionamiento ético en las intervenciones de orientación profesional.por
dc.description.sponsorshipProject coordinated by the fourth author and co-funded by the Foundation for Science and Technology and the Compete Program - PTDC/CPE-CED/098896/2008por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras & Ciências Humanaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/98896/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectIntelligencepor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectVocational guidancepor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectOrientação vocacionalpor
dc.subjectInteligenciapor
dc.subjectOrientación vocacionalpor
dc.titleIntra and inter-individual differences in social intelligence of Portuguese studentspor
dc.title.alternativeDiferenças intra e inter individuais na inteligência social de estudantes portuguesespor
dc.title.alternativeDiferencias intra e inter individuales en inteligencia social de estudiantes portuguesesspa
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage153por
oaire.citationEndPage161por
oaire.citationIssue61por
oaire.citationTitlePaidéia (Ribeirão Preto)por
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.doi10.1590/1982-43272561201503por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
sdum.journalPaidéia (Ribeirão Preto)por
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Intra and interindividual dif.pdf244,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID