Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39384

TítuloArquitetura Flutuante: projetar uma habitação-tipo para um ambiente em transformação
Autor(es)Neto, Tiago Samuel da Costa
Orientador(es)Miranda, Elisiário José Vital
Data2015
Resumo(s)Este Projeto Final de Mestrado pretende desenvolver uma solução de habitação-tipo seguindo as premissas da arquitetura flutuante, utilizando-a como meio de resposta ao ambiente volátil em que se insere. Reconhecendo os impactos que as alterações climatéricas têm atualmente nas cidades próximas a ambientes aquáticos, a arquitetura flutuante apresenta-se como uma solução de caráter social e que garante a habitabilidade e a conservação das construções nesses ambientes em mudança. É realizada uma análise teórica e prática sobre a arquitetura flutuante, com foco na temática da arquitetura modular e flexível como potencial método de adaptação das construções ao aumento do nível de água. Aliado a questões de mobilidade da construção e à sua autossuficiência como elemento autónomo, a habitação-tipo pretende não só fornecer segurança e condições de habitabilidade em caso de cheias mas garantir flexibilidade de construção, através da adaptação da casa às transformações constantes de uma sociedade. Isto permite que a habitação tenha a capacidade de mutação através do papel ativo do habitante na conceção e no processo de composição da casa, ao explorar questões de organização e de evolução compositivas. Explora-se assim as qualidades de uma habitação-tipo flutuante e dos seus processos de construção e desenho enquanto soluções com capacidade para gerar uma intervenção adequada às necessidades atuais.
This thesis proposes the development of a housing-type solution through the points of floating architecture and using it to respond to a volatile environment. Recognizing the impacts that climate change currently has in cities near aquatic environments, floating architecture presents itself as a social solution that can ensure the livability and conservation of buildings when the water level rises. The aim is a theoretical and a practical analysis of floating architecture, focusing on modular and flexible architecture as a potential way to adjust houses to this water level increasing. The housing-type aims not only to provide security and living conditions, but ensure the self-sufficiency and flexibility of construction, adapting the house to the constant society’s transformations. This brings to the housing the ability to adapt against changes that may occur through the active role of the inhabitant in house’s design and composition process, by exploring the organization and compositional evolution. It explores the qualities of a floating housing-type and their construction process as solution with capability to generate an intervention to the current needs in world.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39384
201108461
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Tiago_Neto_2015.pdf12,71 MBAdobe PDFVer/Abrir
Folhas A1.zip5,59 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID