Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39792

TítuloViver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo
Outro(s) título(s)Live (and) to learn: an intervention for the active aging promotion
Autor(es)Sousa, Elsa Maria da Silva
Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveIdosos
Centros de dia
Envelhecimento
Envelhecimento Ativo
Aprendizagem ao Longo da Vida
Aging
Active Aging
Lifelong Learning and Education
Data2015
EditoraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
RevistaRevista Brasileira de Geriatria e Gerontologia
CitaçãoSousa, Elsa Maria da Silva, & Oliveira, Maria Clara Costa. (2015). Viver a (e para) aprender: uma intervenção-ação para a promoção do envelhecimento ativo. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 18(2), 405-415
Resumo(s)A intervenção aqui descrita teve como objetivo contribuir para o envelhecimento ativo de usuários de centros-dia/convívio para idosos, desenvolvendo harmoniosamente todas suas dimensões, visando que os utentes fossem autônomos, participativos e ativos. Recorrendo ao paradigma interpretativo-hermenêutico, apoiamo-nos num trabalho de investigação-ação participativa, construído e implementado em dois centros-dia/convívio do conselho da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, Portugal, e que contou com um total de 25 usuários: 12 no centro de convívio A e 13 no centro de convívio B. O objetivo foi transversal a todas as atividades implementadas, tendo sido alcançado como revelam os resultados satisfatórios obtidos na avaliação da intervenção (e de cada uma das atividades). A avaliação contínua e final permitiu, igualmente, aferir que todas as atividades desenvolvidas foram do agrado dos usuários e que todas lhes possibilitaram novos conhecimentos que os ajudaram na sua vida diária, aumentando, consequentemente, sua qualidade de vida e tornando-os mais autônomos, participativos e ativos.
The intervention here described aimed to contribute to the harmonious development of senior users of day centers in all their personal dimensions so that they become autonomous, participative and active. Using interpretative-hermeneutic paradigm, we rely on a participatory action research, built and implemented in two day centers in the county of Póvoa de Lanhoso, district of Braga, Portugal, which had a total of 25 users: 12 in the social center A and 13 in the social center B. That objective crossed all the implemented activities and was achieved as shown by the good results obtained in the evaluation of the intervention (and each activity). Continuous and final evaluation provided also check that all activities carried out were liked by the persons; they also allowed to demonstrate that those persons produced new knowledge that helped them in their daily lives, increasing therefore their quality of life and making them more autonomous, participative and active.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39792
DOI10.1590/1809-9823.2015.14055
ISSN1981-2256
Versão da editorahttp://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14055
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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