Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40206

TítuloGirls out of school. State, culture and education in poor rural Lao People's Democratic Republic
Outro(s) título(s)Raparigas fora da escola. Estado, cultura e educação nas áreas rurais pobres da República Democrática Popular do Laos
Autor(es)Basengkham, Inleusa
Orientador(es)Ribeiro, Rita
Gomes, Carlos Alberto
Khan, Sheila Pereira
Palavras-chaveAbandono Escolar
Género
Crenças Culturais
Pobreza
Sistema Educativo do Laos
School dropout
Gender
Cultural Beliefs
Poverty
Laos Educational System
Data8-Out-2015
Resumo(s)Este estudo pretende analisar o problema do abandono e exclusão escolar nas localidades rurais da República Democrática Popular do Laos e compreender as razões pelas quais algumas crianças em idade escolar, em particular as raparigas, abandonam a escola antes da conclusão do primeiro ciclo. Recorremos a métodos de investigação qualitativa, em particular a observação participante e entrevistas com as autoridades locais, diretores de escola e professores, membros da comunidade local e pais de quatro famílias. Considerando quatro dimensões centrais – situação financeira das famílias, crenças e valores culturais tradicionais, papéis de género e condições do sistema de educação, os resultados do estudo revelaram que as culturais e as desigualdades de género na comunidade constituem as principais causas para o abandono escolar. Com esta tese pretende-se também apresentar ao Governo do Laos propostas de intervenção política para o desenvolvimento futuro e planos estratégicos para melhorar a qualidade da educação nas zonas rurais do país com o objetivo de procurar soluções para este problema crucial.
This study puts forward an effort to understand the problem of school dropout in rural area of Laos. It aims at understanding the reason why some school-age children, especially girls, dropout of school before finishing primary level. Qualitative research techniques were applied; participant observation and interview with village authorities, school principal and teachers, community people as well as the parents of four families were conducted. Under four main assumptions such as family financial situation, cultural and traditional beliefs, gender roles, and the current situation of education, the results of the study revealed that cultural beliefs and gender inequality within the community seem to be the major causes for school dropout. Some policy intervention for the future development and strategic plans to improve the quality of education in rural areas of Laos are also addressed to the government of Laos in order to obviate this crucial problem.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Sociologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40206
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DS/CICS - Teses de Doutoramento / PhD Theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inleusa Basengkham.pdf
Acesso restrito!
6,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID