Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40235
Título: | Blogs: atores sociais na disseminação da cultura de moda |
Autor(es): | Aprigio, Larissa Almada Neves |
Orientador(es): | Vasconcelos, Rosa Gama, Maria Gabriela |
Palavras-chave: | Moda Cultura de moda Comunicação Blogs Cibercultura Fashion Fashion culture Communication Cyberculture |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Acelerada pelas tecnologias, a cibercultura foi difundida de maneira veloz, influenciando as
sociedades que alcançava. Nesse cenário, os blogs surgiram inicialmente como plataformas de
compartilhamento de informações e pessoalidades, uma vez que eram tidos como diários
virtuais. A investigação ora apresentada, pautou-se pelo estudo da ferramenta blog a partir do
viés das fashion tribes, elucidando o seu papel de propagador da cultura de moda. Buscou-se
investigar como a atuação dos blogs de moda ocorre na atualidade e compreender quais os
fatores que fazem com que estes se tornem plataformas de informações legítimas e condutoras
de sentido para seus leitores. Inicialmente, fez-se uma abordagem geral a respeito da sociedade
mediática, bem como a sua evolução, para compreender o cenário no qual os blogs se
emergiram. Posteriormente, realizou-se um estudo sobre as especificidades dessa ferramenta,
considerando suas singularidades em relação a outras plataformas de comunicação. A moda foi
abordada enquanto condutora de comportamentos e tendências, tendo os blogs como vitrines de
exposição dos seus produtos. Adicionalmente, este estudo utilizou-se do método de observação
do blog de moda "Garotas Estúpidas", juntamente com a revisão bibliográfica, uma vez que uma
visão mais alargada, acerca da pós-modernidade e dos seus movimentos, parece imperativa
para se compreender os fenómenos como o objeto deste estudo: os blogs de moda. Accelerated by technologies, cyberculture has been spread in a fast way, influencing society. In this scenario, blogs emerged initially as information and personalities sharing platforms, since they were taken as virtual diaries. The research presented here, was based on the study of the blog tool from the bias of fashion tribes, elucidating its role as propagator of the fashion culture. We sought to investigate how the performance of fashion blogs occurs today and understand what factors cause them to become legitimate information platforms and sense conductive to its readers. Initially, there was a general approach regarding the mediatic society and their evolution, to understand the setting in which blogs were established. Later, there was a study on the specifics of this tool considering its singularities in relation to other communication platforms. The fashion was elucidated as conductive behavior and trend, with blogs as a showcase exhibition of their products. In addition, this study used the method of observation of the fashion blog "Garotas Estúpidas" along with literature review, since a broader view, about the postmodernity and its movements, seems imperative to understand phenomena such as the object of this study: the fashion blogs. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40235 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Almada Neves Aprigio.pdf | 64,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |