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https://hdl.handle.net/1822/40269
Title: | O Advergame como ferramenta publicitária: um estudo exploratório |
Author(s): | Oliveira, Sandra Zagalo, Nelson Melo, Ana Duarte |
Keywords: | Advergame Marcas Campanhas publicitárias Festival Cannes Lions |
Issue date: | Jan-2016 |
Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Abstract(s): | O presente artigo tem como principal objetivo identificar se as marcas publicitárias usaram jogos digitais publicitários, também conhecidos como advergames, nas suas campanhas publicitárias, no período compreendido entre 2005 e 2015. Sabemos que as marcas publicitárias utilizam conteúdos e ferramentas de entretenimento para poderem promover a sua mensagem junto dos seus recetores. E os advergames, cujo termo advém da fusão das palavras inglesas advertising e game, são uma dessas ferramentas de entretenimento que iremos abordar neste artigo. O principal foco deste trabalho partiu de um problema central e transversal à indústria publicitária: os recetores das mensagens publicitárias estão sujeitos diariamente a um elevado número de impactos comunicacionais e muitos deles são capazes de restringir a receção ou ignorar por completo as mensagens publicitárias. A partir deste foco, e como objetivo principal para este artigo, quisemos responder a seguinte problemática: as marcas publicitárias promovem conteúdos e ferramentas de entretenimento, como são o exemplo advergames, nas suas campanhas publicitarias? As marcas publicitárias procuram diferenciação na forma como se aproximam ao recetor e implementam estratégias de entretenimento digital capazes de atrair e melhorar o envolvimento com ele. Assim, os advergames têm-se revelado ferramentas bastante úteis por serem capazes de veicular mensagens persuasivas e envolver o jogador sem a sua oposição por períodos de tempo elevados. Isto porque obriga o recetor, enquanto se diverte, a despender tempo e atenção enquanto joga, o que por consequência poderá dar à marca publicitária tempo e espaço para veicular e persuadir com a sua mensagem. Criamos, com o intuito de responder ao problema um inventário de advergames encontrados por data de implementação, no período compreendido entre 2005-2015. Esta amostra foi definida através de um corpus de análise arbitrário e uma seleção intencional junto de uma lista de prémios de criatividade do festival Cannes Lions. |
Type: | Conference paper |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40269 |
Publisher version: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2306 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
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