Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40305

TítuloA supervisão pedagógica como prática de transformação: o lugar das narrativas profissionais
Outro(s) título(s)Instructional supervision as transformative practice: the place for professional narratives
Autor(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveSupervisão pedagógica
Narrativas profissionais
Sustentabilidade
Transformação
Instructional supervision
Professional narratives
Sustainability
Transformation
Data2015
RevistaRevista Eletrônica de Educação
CitaçãoMoreira, Maria Alfredo. A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais, Revista Eletrônica de Educação, 9, 3, 48-63, 2015.
Resumo(s)Este texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.
This text aims at discussing the place of teacher professional narratives, of an autobiographical nature, that are produced within an instructional supervision post-graduation context. The author starts by discussing the concept of quality in education. She places it within a concept of education for sustainable development and for the transformation of people and contexts. Then the author analyses the role teachers play in developing quality pedagogical practices. Even though education and training contexts play a determining role, teachers also have a key role in fighting discrimination and exclusion in schools, namely through their expectations regarding students’ achievement. The concept for supervision is also placed at the service of the same concept for quality in education. It is taken as theory and practice for the critical and collaborative regulation of pedagogy and professional development, within a vision for education as transformation and sustainability. The text concludes with an illustration of the way professional narratives are used as strategies for self-supervision of the teachers’ work within a post-graduate context. They are developed in the teachers’ professional contexts and serve to establish bridges between academic and experiential knowledge. They are focused on the ways teachers’ work is placed (or not) at the service of pedagogy and professional development founded on sustainability and transformation ideals. They also identify structural constraints, while signaling routes for action.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40305
DOI10.14244/19827191380
ISSN1982-7199
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1380-7746-1-PB.pdf317,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID