Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40364

TítuloAvaliação do impacto na saúde da mobilidade no acesso aos Campi Universitários: estudo de caso UMinho
Outro(s) título(s)Health economic impact associated with sustainable mobility practices in University Campuses access: case study of Uminho
Autor(es)Dias, Ana Lúcia Lopes
Orientador(es)Ribeiro, Paulo
Faria, Susana
Palavras-chaveCampi universitários
Mobilidade suave
Pedonal
Ciclável
Saúde
University campuses
Soft mobility
Walking
Cycling
Health
Data2015
Resumo(s)Em Portugal o setor dos transportes é um dos principais responsáveis pela emissão de gases com efeito de estufa - GEE. O aumento de trafego nas cidades tem conduzido a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências negativas no meio ambiente e na qualidade de vida das populações. Assim, tornou-se necessário criar um sistema de transportes que minimize os impactos ambientais, económicos e sociais, salvaguardando, desta forma, as gerações futuras, surgindo a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade para uma mobilidade mais sustentável. Para que tal seja possível é necessário impor uma mudança urgente no comportamento e hábitos instalados nas sociedades atuais, sendo por isso necessário desenvolver modelos de avaliação do nível de sustentabilidade da mobilidade, nomeadamente para Polos Geradores de Viagens, como é o caso de Polos Universitários. Esta dissertação pretende contribuir para promover a utilização de modos suaves nas deslocações casa-universidade. Para esse efeito é apresentada uma metodologia de avaliação sob a perspetiva da saúde, na sua vertente económica e social, associada à mobilidade suave em Campi Universitários, incidindo sobre a análise dos padrões de mobilidade e aplicação de modelos de avaliação económica com base na quantificação dos benefícios para saúde dos peões e ciclistas. Neste âmbito é apresentado um estudo de caso para os Campi da Universidade do Minho, com a avaliação de 1091 inquéritos numa população de 18.310 utilizadores, onde se conclui que os padrões de mobilidade são dominados pelo uso do automóvel, principalmente no Campus de Gualtar. Relativamente à saúde concluiu-se que os indivíduos com excesso de peso no Campus de Gualtar andam mais de carro e o modo que menos utilizam é o pedonal. Já no Campus de Azurém os indivíduos com excesso de peso andam mais a pé. Também se verificou que o modo motorizado é muito usado para pequenas distâncias onde poderiam ser implementados o modo ciclável e o modo pedonal. Assim sendo são apresentados alguns cenários de evolução da mobilidade suave para a realização de uma avaliação económica relacionada com os benefícios para a saúde, sendo possível concluir que são maiores os benefícios no Campus de Gualtar do que em Azurém, fruto de um menor número de peões e ciclistas e de se verificarem menores as distâncias percorridas entre o local de residência e os campi.
In Portugal the transportation system is an important source of greenhouse gases. This issue is related with the increase of traffic in cities, which led to a chronic congestion, with negative consequences in environment and in consequence in quality life of urban citizens. In this context, emerged the concept of sustainable mobility, since it was necessary provide a transportation system that minimizes the environmental, economic and social impacts, preserving the development of the future generations. Thus, is necessary a change in the mobility paradigm. To make this possible it is necessary to change societies nowadays behaviours and habits. Therefore, it is necessary to develop models to evaluate the application of the concept of sustainable mobility related to important traffic generators, such as Universities. This work intends to contribute to reverse the current trend, presenting an economic and social evaluation based on the impacts on health of the users of soft modes of transportation, especially in home-university journeys. For that, mobility patterns were studied and analysed, as well as the application of economic tools to assess the economic health benefits of walking and cycling. In this context, this work present a case study for the Campi of the University of Minho, with the evaluation of 1091 surveys on a population of 18310 users. It was concluded that the mobility patterns are dominated by car, especially in the Gualtar Campus journeys. In health issues, it was concluded that the majority of overweight people in the Gualtar Campus use the car as principal mode of transportations and in Azurém Campus, most of the overweight people walk to the Campus. It was also found that cars are frequently used for small distances between home and Campi, which could be done through cycling and walking modes. Therefore, were presented some scenarios of soft mobility evolution to carry out a health economic assessment, being possible to conclude that they are higher in Gualtar than Azurém, due to lowest number of soft users and the small journey distances.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40364
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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