Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/40722

TitleCyberbullying: caracterização do fenómeno em Portugal
Other titlesCyberbullying: characterization of the phenomenon in Portugal
Author(s)Montalvão, Nuno Manuel Martins
Advisor(s)Cunha, Manuela Ivone P. da
KeywordsBullying
Cyberbullying
Prevenção
Resposta
Tecnologias
Prevention
Response
Technologies
Issue date2015
Abstract(s)Nas últimas décadas temos vindo a assistir a um grande desenvolvimento no plano das tecnologias de informação e comunicação. Não obstante os indubitáveis benefícios que este tipo de tecnologias trouxe, é importante não esquecer, por outro lado, os riscos que potenciou, como por exemplo o cyberbullying. O cyberbullying refere-se a comportamentos reiterados e que são levados a cabo com recurso às tecnologias de informação e comunicação, cujo objetivo é magoar/lesar a vítima. A presente dissertação teve como objetivo descrever a magnitude e as características do cyberbullying em jovens estudantes portugueses, bem como as características dos seus intervenientes. Os dados foram recolhidos em duas escolas secundárias do concelho de Chaves e a amostra final contou com 194 inquiridos com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos de idade. Os resultados demonstram que cerca de metade dos inquiridos (47%) reportou já ter visto alguém ser vítima de cyberbullying; cerca de 6% referiu ter sido vítima pelo menos uma vez nos últimos meses e também 6% referiu ter praticado cyberbullying sobre terceiros com a mesma frequência. Por sua vez, verificou-se a relação existente entre o bullying e o cyberbullying, em que vítimas e agressores tendem a assumir a mesma ordem de papéis nos dois fenómenos. Ao nível do cyberbullying comprovou-se ainda a relação entre a vitimação e a prática. Quanto ao género, constataram-se diferenças estatisticamente significativas na prática de cyberbullying, apresentando os rapazes níveis superiores, em comparação com as raparigas. Por fim, verificou-se que a maior parte das vítimas referiu conhecer identidade do ofensor e reportou o incidente a alguém, maioritariamente aos amigos. É fundamental que os pais, os jovens, e todos os elementos da comunidade escolar estejam devidamente informados sobre o fenómeno do cyberbullying, de modo não só a adotar estratégias preventivas, como também a reagir eficazmente perante a sua ocorrência.
In the recent decades we have witnessed a great development in terms of information and communication technologies. Despite the undoubted benefits that such technologies have brought, it is important to remember, however, the risks that potentiate, such as cyberbullying. Cyberbullying refers to repeated behaviors and which are carried out with use of information and communication technologies, whose aim is to hurt / harm the victim. This work aimed to describe the magnitude and characteristics of cyberbullying young Portuguese students as well as the characteristics of their players. Data were collected in two secondary schools in the municipality of Chaves and the final sample included 194 respondents, aged between 12 and 18 years old. The results show that about half of respondents (47%) reported knowing someone being a victim of cyberbullying; about 6% reported having been victimized at least once in recent months and also 6% reported having practiced cyberbullying on third parties on the same frequency. In turn, it was the relationship between bullying and cyberbullying, in which victims and perpetrators tend to take the same order of roles in both phenomena. At the level of cyberbullying it is proven the relationship between victimization and practice. As for gender, statistically significant differences have been found in the practice of cyberbullying, with boys displaying higher levels compared to girls. Finally, it was found that the majority of victims knew the identity of the offender and the incident was reported mainly friends. It is crucial that parents, young people, and all elements of the school community are well informed about the phenomenon of cyberbullying, in order not only to adopt preventive strategies, as well as to effectively react to their occurrence.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40722
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DS - Dissertações de mestrado

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