Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40865

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Josépor
dc.contributor.advisorCosta, Antóniopor
dc.contributor.authorFerraz, Filipa Tinocopor
dc.date.accessioned2016-03-18T16:35:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40865-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Biomédica (área de especialização em Informática Médica)por
dc.description.abstractNotoriamente, a discalculia ainda é uma área desconhecida para a maioria da população. Apesar da sua incidência de cerca de 6 a 7%, poucos sabem que esta dificuldade de aprendizagem a matemática existe, muito menos quais os seus sintomas e as suas causas. Infelizmente, tem repercussões no quotidiano de um discalcúlico, pois condiciona as suas capacidades aritméticas, incluindo lidar com dinheiro, distinguir a esquerda da direita e dizer as horas. A pressão social impede que estas pessoas notem algo de errado e procurem um diagnóstico, e, mesmo que o tentem fazer, raramente recorrem às áreas adequadas. Terapeuticamente, a discalculia não pode ser totalmente revertida, apenas atenuada. Nesse sentido, convém trabalhar os conceitos que esta desordem afeta, preferencialmente desde criança. E para cativar e ensinar uma criança, nada melhor que um jogo didático. Esta é a via mais realista e acessível para uma criança aprender ao correr do momento e sem grande esforço. Deste modo e dada a atualidade, uma aplicação móvel é um jogo educativo bastante preferido pelos mais pequenos que, se bem adaptado e contruído, torna-se numa excelente ferramenta de apoio. A aplicação disMAT é uma aplicação Android desenvolvida excecionalmente para auxiliar menores com discalculia a evoluírem em áreas porventura mais sensíveis. Construída com base nos pareceres sobre a melhor forma de abordar crianças com dificuldades de aprendizagem da parte de psicólogos, matemáticos, educadores e pedopsiquiatras, esta aplicação foi adequada a crianças dos 5 aos 10 anos de idade, com interface gráfica apelativa, no Android Studio. Embora seja uma aplicação simples, graficamente e a nível de conteúdo, atinge os objetivos de uma terapêutica própria para menores discalcúlicos em ambiente familiar. Contudo, pretende-se completar a mesma em termos de funcionalidades, como registo estatístico, para ser aplicada em ambiente escolar.por
dc.description.abstractDyscalculia is, indeed, an unknown area to most of the population, i.e., despite its incidence (about 7% of the population), a few know that this mathematical learning disability exists, even less about its symptoms and causes. Unfortunately, it has repercussions in the daily life of a dyscalculic, once it affects their arithmetic skills, namely in handling cash, distinguishing left from right or to perceive the time dimension. The social pressure prevent these people to acknowledge something wrong and seek for an information and, even if they attempt to do it, they rarely resort to the appropriate arena. Therapeutically, dyscalculia cannot be completely reversed, just mitigated. Therefore, the whereabouts that are affect should be worked on, preferably since the early stages. Undeniably, to motivate and teach a child, nothing better than a didactic game. This is the most realistic and approachable way for a child to learn the course of time without great effort. Thus, given the present, a mobile application is an educational game preferred by the younger ones, which, if well suited and constructed, it is an excellent support learning tool. The disMAT application is an Android application exceptionally developed to assist children. It takes into account the opinions on how to address children with learning disabilities from different areas, namely the psychologists, mathematicians, educators and psychiatrists, this application is suitable for children with an age of 5 to 10 years old. Though it is a simple application, graphically and in terms of content, it reaches the goals of a specific therapeutics for dyscalculic minors in a familiar environment. However, it is our intention to complete it in terms of new features, such as the managing of statistical records, in order to be applied in a scholar environment.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleSistema de apoio à aprendizagem na área da discalculia em menorespor
dc.title.alternativeLearning support system in the area of discalculia to minorspor
dc.typemasterThesis-
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Tinoco Ferraz.pdf3,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID