Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/41252
Title: | "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
Other titles: | Promoting oral language and literacy emergent with roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds |
Author(s): | Pereira, Ana Paula Dias |
Advisor(s): | Viana, Fernanda Leopoldina |
Keywords: | Literacia emergente Linguagem oral Intervenção Crianças ciganas Emergente literacy Oral language Intervention Roma children |
Issue date: | 2015 |
Abstract(s): | Há crianças em idade pré-escolar em risco de fracassar na aprendizagem da
leitura e da escrita por não desenvolverem um conjunto de competências de linguagem
oral e literacia emergente.
O presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial, a adequação e o
impacto de um programa de promoção da linguagem oral e da literacia emergente junto
de um grupo de crianças de etnia cigana e de outras crianças provenientes de contextos
socioeconómicos desfavorecidos, em idade pré-escolar. Face ao objetivo proposto foi
desenvolvido um estudo de grupo único com pré e pós-teste.
O programa foi desenvolvido partir de um conjunto de 12 livros de literatura
para a infância e implementado ao longo de 35 sessões diárias, durante o último
trimestre de atividades letivas.
Os resultados mostram que o programa teve efeitos positivos e estatisticamente
significativos no desenvolvimento de competências facilitadoras da aprendizagem da
leitura e da escrita. Many preschool children are at risk of falling behind on their ability to learn how to read and write because of inadequate oral language and emergent literacy skills. This study aims to evaluate the potential, the adequacy and the impact of promoting oral language and emergent literacy in a group of Roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds. Given the aim a quasiexperimental study was developed for one group with a pretest posttest design. The program was developed from a set of 12 children’s books and implemented during 35 daily sessions over the last quarter of the school year. The results show the program had a positive and statistically significant impact on the ability to learn how to read and write. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41252 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula Dias Pereira.pdf | 3,66 MB | Adobe PDF | View/Open |