Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41252

Título"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
Outro(s) título(s)Promoting oral language and literacy emergent with roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds
Autor(es)Pereira, Ana Paula Dias
Orientador(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Palavras-chaveLiteracia emergente
Linguagem oral
Intervenção
Crianças ciganas
Emergente literacy
Oral language
Intervention
Roma children
Data2015
Resumo(s)Há crianças em idade pré-escolar em risco de fracassar na aprendizagem da leitura e da escrita por não desenvolverem um conjunto de competências de linguagem oral e literacia emergente. O presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial, a adequação e o impacto de um programa de promoção da linguagem oral e da literacia emergente junto de um grupo de crianças de etnia cigana e de outras crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, em idade pré-escolar. Face ao objetivo proposto foi desenvolvido um estudo de grupo único com pré e pós-teste. O programa foi desenvolvido partir de um conjunto de 12 livros de literatura para a infância e implementado ao longo de 35 sessões diárias, durante o último trimestre de atividades letivas. Os resultados mostram que o programa teve efeitos positivos e estatisticamente significativos no desenvolvimento de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.
Many preschool children are at risk of falling behind on their ability to learn how to read and write because of inadequate oral language and emergent literacy skills. This study aims to evaluate the potential, the adequacy and the impact of promoting oral language and emergent literacy in a group of Roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds. Given the aim a quasiexperimental study was developed for one group with a pretest posttest design. The program was developed from a set of 12 children’s books and implemented during 35 daily sessions over the last quarter of the school year. The results show the program had a positive and statistically significant impact on the ability to learn how to read and write.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41252
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Dias Pereira.pdf3,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID