Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41257

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPazos Justo, Carlospor
dc.contributor.authorQueirós, Clarisse Fátima Vieira depor
dc.date.accessioned2016-04-27T10:24:50Z-
dc.date.available2016-04-27T10:24:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41257-
dc.identifier.uri201667665-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e tem como objetivo descrever e justificar a implementação do meu Projeto de Intervenção, relacionado com o desenvolvimento da escrita criativa. Escrever não é algo que se adquire de forma espontânea, nem tão pouco em situações pontuais de sala de aula. É muito mais do que isso. Exige um “trabalho aturado e orgânico”, uma completa dedicação e empenho, desde o início de qualquer percurso escolar, seja ele de aprendizagem da língua materna ou de uma língua estrangeira. Por isso, nunca foi tão importante, num contexto de aprendizagem de uma língua, trabalhar esta competência na sua especificidade e, sobretudo, na sua transversalidade a outras competências. Este projeto pretendeu, assim, contribuir para a construção desse caminho, dotando os alunos de algumas estratégias que lhes permitissem adquirir e desenvolver competências na expressão escrita e explorar as suas potencialidades criativas. Na primeira parte deste relatório procede-se à caracterização do contexto de intervenção e ao enquadramento teórico do tema. Na fase de intervenção, são apresentadas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto que refletem duas realidades deste processo: a escrita como um caminho em construção e a escrita como ponto de partida para a criatividade. Por fim, é feita a avaliação do projeto, com base na análise dos dados que foram recolhidos antes, durante e após a intervenção, onde se conclui que as atividades de escrita criativa realizadas contribuíram para a aquisição de competências na expressão escrita.por
dc.description.abstractThe present report is part of the Professional Training of the Master in Teaching English in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education and Spanish in Basic and Secondary Teaching and aims to describe and justify the implementation of my Intervention Project, related to the development of creative writing. Writing is not something that is acquired spontaneously, nor in specific situations in the classroom. It is much more than that. Requires a "hard work and organic", a complete dedication and commitment, since the beginning of any school, whether it might be in the learning the mother tongue or of a foreign language. For this reason, it has never been so important, in the context of learning a language, to work this competence in its specificity and, above all, in its transversality to other skills. This project has sought to contribute to the construction of this path, giving students some strategies that would enable them to acquire and develop skills in writing and explore their creative potential. In the first part of this report is to characterize the context of intervention and the theoretical framework of the theme. In the intervention phase, are presented the activities developed during the course of the project that reflect two realities of this process: writing as competence in construction and writing as starting point for creativity. Finally, it is made an evaluation of the project, based on the analysis of data that were collected before, during and after the intervention, which concludes that the activities of creative writing made contributed to the acquisition of skills in the writing process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectLearningpor
dc.title"Saber escrever, saber falar": a escrita criativa nas aulas de espanholpor
dc.title.alternative"Learn to write, learn to speak": the criative writing in the spanish lessonspor
dc.typemasterThesiseng
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Clarisse Fátima Vieira de Queirós.pdf5,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID