Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41324

Título(Des)construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC
Outro(s) título(s)(De)constructing writing in the foreign language classroom using ICT
Autor(es)Coelho, Joel Alexandre Campos
Orientador(es)Vieira, Flávia
Dono López, Pedro
Data2016
Resumo(s)O presente relatório de estágio resulta de um projeto de investigação-ação desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do 2º ano do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O projeto, intitulado “(Des)Construindo práticas de escrita na aula de língua estrangeira com recurso às TIC”, teve como objeto de estudo a escrita e a forma como a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode influenciar a motivação e a autonomia com que os alunos encaram a sua prática. O projeto foi implementado em duas turmas do 11º ano numa escola secundária do concelho de Barcelos, nas disciplinas de Inglês e de Espanhol, durante o ano letivo de 2014/2015. O projeto foi desenvolvido com os seguintes objetivos: aferir conhecimentos, estratégias e dificuldades dos alunos relativamente ao processo de escrita; promover a competência de escrita através de atividades diversificadas e motivadoras, mediadas pelo uso das TIC; desenvolver a consciencialização e a regulação do processo de escrita; avaliar a eficácia das estratégias de intervenção na promoção da competência de escrita e de regulação do processo de escrita. Para atingir estes objetivos, recorreu-se à observação de aulas, a um inquérito inicial e a atividades de escrita que deveriam ser realizadas em grupo, com o auxílio de um computador e com o suporte de um guião regulador da escrita, promovendo uma atitude reflexiva do professor e dos alunos, o que permitiu que ambos evoluíssem bastante durante o período de implementação do projeto. Com base na informação recolhida, pode concluir-se que este projeto permitiu que os alunos desenvolvessem um conhecimento processual da escrita, o que se ficou a dever à ação reguladora desempenhada pelo guião da escrita e também à motivação proporcionada pelo uso das TIC, verificando-se um aumento da autonomia e reflexividade dos alunos.
This practicum report is the result of the professional training course within the Master of English and Spanish Teaching in Basic and Secondary Education of University of Minho. The project, whose title is “(De)Constructing writing in the foreign language classroom using ICT”, aimed to test the influence that ICT might have in the motivation and autonomy that students show regarding writing activities. The project was implemented in two different 11th grade English and Spanish classes from one of Barcelos’ secondary schools during 2014/2015. The project was developed with the following goals: to assess student’s knowledge, strategies and difficulties regarding the writing process; to promote writing skills through diversified, motivating activities, using ICT; to develop awareness and regulation about the writing process; to evaluate the effectiveness of the strategies implemented in the promotion of writing skills and in the regulation of the writing process. These goals were achieved through lesson observation, an initial questionnaire and collaborative writing activities, which were performed using a computer as well as a writing guide, thus stimulating teacher and students’ reflection, with implications on their progress during this period. Based on the data collected, the conclusion is that this project promoted students’ knowledge of the writing process, due to the regulating action of the writing guide as well as to the motivation caused by use of ICT, and students developed their autonomy and reflectivity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41324
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joel Alexandre Campos Coelho.pdf4,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID