Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41395

TítuloAvaliação da comunicação expressiva em crianças dos 6 aos 41 meses de idade na região norte de Portugal: um estudo exploratório com o Early Communication Indicator
Autor(es)Antunes, Maria Cristina
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveComunicação expressiva
Avaliação
Early Communication Indicator – ECI
Estudo quantitativo
Expressive communication
Evaluation
Quantitative study
Data2015
Resumo(s)A comunicação é uma aquisição crucial da infância precoce dada a elevada prevalência nacional de crianças com perturbações da comunicação e os consequentes problemas para o desenvolvimento global. Dada a relevância da temática a finalidade deste estudo tem por base a tradução e adaptação do Early Communication Indicator (ECI) para o Português Europeu, e a análise dos resultados obtidos no ECI-VP na interação entre criança – cuidador. Participaram neste estudo 40 crianças com e sem necessidades especiais com idades compreendidas entre os 6 e os 41 meses que frequentam a creche. O ECI-VP foi aplicado em 3 sessões de avaliação distintas, com intervalo de 2 meses, alternadas entre os 2 cenários (casa ou quinta). Através da análise dos resultados obtidos verificou-se que: a) existem diferenças estatisticamente significativas nos resultados brutos totais da comunicação e nas categorias das palavras e frases em relação a todas as faixas etárias analisadas; b) verificou-se a existência de um padrão de crescimento nas categorias da comunicação expressiva ao longo do desenvolvimento da criança, ou seja dos 6 aos 18 meses a forma de comunicar consiste na produção por minuto, em média, de 2 a 4 gestos, de 2 a 4 vocalizações, a produção de até 2 palavras; e dos 18 aos 27 meses a forma de comunicar consiste na produção por minuto, em média, de 3 gestos, diminuição de 4 para 2 vocalizações, de 2 a 5 palavras e de 1 a 4 frases; e dos 27 aos 41 meses a forma de comunicar consiste na produção por minuto, em média, de 2 a 3 gestos, de 2 a 3 vocalizações, produção de até 4 palavras, e de 4 a 7 frases; e c) verificou-se a existência de uma evolução na produção da comunicação global, ou seja a criança produz em média de 3 a 7 comunicações por minuto dos 6 aos 12 meses, de 7 a 27 comunicações por minuto dos 12 aos 24 meses, e de 27 a 33 comunicações por minuto dos 24 aos 41 meses. Verificou-se neste estudo exploratório que a forma de comunicar consiste na produção de gestos e vocalizações aos 6 meses de idade, que por volta dos 12 meses de idade começa a produzir palavras e mantém a produção de gestos e vocalizações, e que a partir dos 18 meses de idade a criança começa a introduzir na sua conversação as primeiras frases em consonância com os gestos, vocalizações e palavras. Estes resultados obtidos no ECI-VP são similares ao ECI original, portanto recomendamos o uso do ECI-VP em estudos posteriores com a finalidade de identificar, intervir e monitorizar precocemente problemas na competência comunicativa.
The communication is a crucial acquisition of early childhood given the high prevalence of children with communication disorders. Given the relevance of this topic the purpose of this study is the translation and adaptation of the Early Communication Indicator (ECI) for European Portuguese, and analysis of results obtained in the ECIVP with the interaction between child - caregiver in the scenarios for this purpose (house or farm). Participated in this study 40 children with and without special needs aged 6 to 41 months who attend day-care. The ECI-VP has been applied in 3 different assessment sessions, with an interval of two months, alternating between the two scenarios (house and farm). Through the analysis of the results it was found that: a) there are statistically significant differences in total results of communication and in the categories of words and multiple words for all age groups analysed; b) verified the existence of a pattern of growth in the categories of expressive communication over the development of the child, in other words from 6 to 18 months how to communicate is the production per minute, on average, from 2 to 4 gestures, from 2 to 4 vocalizations, producing up to 2 words; and from 18 to 27 months how to communicate constitutes output per minute, on average, 3 gestures, decreased from 4 to 2 vocalizations, from 2 to 5 words, from 1 to 4 multiple words,; and from 27 to 41 months how to communicate it constitutes output per minute, on average, from 2 to 3 gestures, from 2 to 3 vocalizations, production to 4 words , from 4 to 7 multiple words; c) and verified the existence of an increase in the production of global communication, in other words the child produces on average 3 to 7 communications per minute from 6 to 12 months, from 7 to 27 communications per minute from 12 to 24 months, and 27 to 33 communications per minute from 24 to 41 months. It was found that at 6 months of age the child uses gestures and vocalizations to communicate, that around 12 months old begin to use words and maintains significant production of gestures and vocalizations, and that from 18 months of age child begins to introduce into their conversation the first few sentences in line with gestures, vocalizations and words. These results obtained in the ECI-VP are similar to the original ECI, therefore we recommend using the ECI-VP in later studies analysis, and validation in order to identify, intervene and monitor problems in communicative competences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41395
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Cristina Antunes.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID