Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4150

TítuloDificuldades de alunos do 12º ano nas medidas de tendência central: O contributo dos manuais escolares
Autor(es)Boaventura, Maria Gracelina Matos de
Fernandes, José António
Data2004
CitaçãoFERNANDES, José António; SOUSA, Manuela Valentina; RIBEIRO, Sónia Alexandra – “Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística : actas do Encontro Nacional de Probabilidades e Estatística na Escola, 1, Braga, 2004”. Braga: CIEd, 2004”. ISBN 972-8746-20-2. p. 103-126.
Resumo(s)O presente estudo centrou-se na identificação das dificuldades de alunos do 12.º ano nos conceitos estatísticos de média, mediana e moda. Posteriormente, face às situações de dificuldade identificadas, estudou-se em que medida essas situações eram exploradas nos manuais escolares que os alunos tinham usado no 10.º ano. No estudo participaram 181 alunos do 12.º no de três escolas secundárias de uma cidade e, para além dos manuais escolares dos alunos, foi usado um questionário como instrumento de recolha de dados. Em termos de resultados, verificaram-se dificuldades e erros dos alunos em várias situações onde os conceitos de média, mediana e moda estavam envolvidos. O conceito de mediana foi aquele que ofereceu mais dificuldades, seguindo-se a média e, finalmente, a moda. Em relação aos manuais escolares, verificou-se que não eram tratadas ou eram exploradas apenas superficialmente as situações que envolviam o estabelecimento de uma série de dados a partir de estatísticas dadas, a impossibilidade de aplicar as estatísticas a certos atributos, as propriedades da média e da mediana, em conjuntos genéricos de dados, e o significado das estatísticas e a sua loca1ização num gráfico.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4150
ISBN972-8746-20-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID