Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41625

TítuloA linguagem como corpo grotesco e o feminino em Mário de Sá-Carneiro
Autor(es)Teixeira, Pedro Gabriel Oliveira
Orientador(es)Mendes, Maria do Carmo Pinheiro e Silva Cardoso
Data2016
Resumo(s)O presente estudo procura enquadrar a escrita de Mário de Sá-Carneiro em dois parâmetros: a linguagem como corpo grotesco e o feminino perverso. Para lançar um olhar sobre estas questões, será feita uma análise de textos de toda a sua obra. O estudo é dividido em três capítulos: as correntes estéticas do seu tempo, onde se procura auscultar traços característicos das diferentes escolas/vertentes literárias que influenciaram o escritor; a linguagem como corpo grotesco na construção da sua obra, e, por fim, o retrato de um feminino perverso e de uma escrita no feminino como forma de questionamento do sujeito.
This study proposes to frame Mário de Sá-Carneiro’s writing according to two parameters: language as a grotesque body and the perverse feminine. The main objectives will be attained through an analysis of the author's complete literary work. The study is divided into three distinct sections: the aesthetic guidelines of his time, which seeks to identify the main features of the different literary trends that influenced the writer; language as a grotesque body in the construction of his work; and, finally, the portrayal of a perverse feminine and of feminine writing as a way of questioning identity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41625
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Gabriel Oliveira Teixeira.pdf
Acesso restrito!
3,12 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID