Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/41668

TitleDIS2E design para a inovação social: uma experiência de ensino-aprendizagem
Other titlesDIS2E design for social inovation: educational experience
Author(s)Providência, B
Keywordsinovação social
metodologias de design
desenvolvimento local
cultura
social innovation
design methodologies
local development
culture
Issue date9-May-2016
PublisherUniversidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)
Abstract(s)Em ambiente de workshop intensivo, alunos do 1º ano dos cursos de teatro e design, desenvolvem um projeto conjunto com uma comunidade local num território específico. Cinco casas, cinco famílias, cinco objetos e cinco grupos, foi o mote para construir com a comunidade um espetáculo, que dá voz às memórias materiais e imateriais de um lugar, Couros, que é um eixo estratégico no centro histórico de Guimarães. Mais do que a iniciação às metodologias participativas, o modelo de ensino‐aprendizagem do design para inovação social, pretende criar competências para trabalhar com as comunidades, de forma a cooperar no desenvolvimento integrado da zona de Couros aproximando vivências, interesses e expectativas de alguns do seus ocupantes, neste caso, alunos, professores e habitantes locais. A colaboração no sentido da socialização entre múltiplos criadores funcionou como uma ferramenta de trabalho do design na valorização e na revitalização social e cultural da zona do campus urbis da Universidade do Minho.
In intensive workshop setting, 1st year students of theatre and design courses, develop a joint project with a local community in a specific territory. Five houses, five families, five objects and five groups, was the motto to build with the community a show that gives voice to the material and immaterial memories of a place, Couros, which is a strategic area in the historic center of Guimarães. More than the introduction to participatory design methodologies, the teaching and learning model of design for social innovation, aims to create skills to work with communities in order to cooperate in the integrated development of the Couros area approaching experiences, interests and expectations of some its occupants, in this case, students, teachers and locals. The collaboration towards socialization among multiple creators acted as a design working tool in the social and cultural revitalization and recovery of the campus Urbis area of the University of Minho.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41668
ISBN978-­972-8692-93-3
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:Lab2PT - Comunicações
Lab2PT - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIMODE2016_Proceedings-3201-3208_PT.pdfVersão português4,89 MBAdobe PDFView/Open
CIMODE2016_Proceedings-3209-3216_ENG.pdfVersão inglês4,82 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID