Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41753

TítuloAvaliação do desempenho docente: conflitos, incertezas e busca de sentido(s)
Outro(s) título(s)Teacher performance evaluation: conflict, uncertainties and the search for meaning(s)
Autor(es)Silva, Ana Maria Costa e
Herdeiro, Rosalinda
Palavras-chaveAvaliação
Desempenho docente
Identidade(s)
Evaluation
Teacher performance
Identity(ies)
Data2015
EditoraUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
RevistaEducar em Revista
Resumo(s)O texto que propomos parte de uma pesquisa longitudinal, realizada em Portugal entre 2008 e 2010, com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Procura evidenciar os conflitos e incertezas que a avaliação do desempenho docente tem produzido e a busca de sentido(s) para esta avaliação e para o ‘ser professor/a’. A implementação de sistemas de avaliação do desempenho dos professores insere-se na procura de soluções para esta inquietação. Foi o que aconteceu em Portugal, em Janeiro de 2007, com a publicação em Diário da República do novo Estatuto da Carreira Docente e o Decreto que regulamentava a Avaliação do Desempenho Docente. As tensões emergiram entre docentes e Ministério da Educação, agudizaram-se com a tomada de consciência da problemática da avaliação do desempenho dos docentes com impacto na carreira profissional e provocaram incertezas e desmotivação face ao sentido do trabalho docente com impacto na identidade profissional dos professores.
This article stems from a longitudinal research carried out with primary school teachers in Portugal between 2008 and 2010. The research sought to identify the conflicts and uncertainties, which have been caused by the evaluation of teacher performance, as well as to search for meaning(s) related to that evaluation and to ‘being a teacher’. The implementation of systems for the evaluation of teacher performance fits into the search for solutions to that concern. This is what happened in Portugal, in January 2007, when the new Statute of the Teaching Profession and the law to regulate Teacher Performance Assessment were published in Diário da República – the official government publication. Tensions arose between teachers and the Ministry of Education and they were aggravated by an awareness of how the problem of teacher performance evaluation would impact on the professional career of teachers and how it would cause uncertainties and demotivation concerning the vocation of teaching and its subsequent impact on the professional identity of teachers.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41753
DOI10.1590/0104-4060.41522
ISSN0104-4060
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000500137&script=sci_abstract&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AMS_RH_2015_Educar_em_revista.pdf529,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID