Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41955

TítuloConceções de professores de Matemática sobre a prova matemática
Autor(es)Viseu, Floriano
Gomes, Alexandra
Menezes, Luís
Martins, Paula Mendes
Palavras-chaveEnsino de Matemática
Prova matemática
Programas escolares
Conceções de professores
Data5-Mai-2015
Resumo(s)A prova desempenha um papel fundamental na construção do saber matemático, razão pela qual adquire relevância nos atuais programas portugueses do ensino básico. Como as conceções que os professores detêm sobre a prova influenciam a forma como ela é tratada em sala de aula, procuramos averiguar as conceções de professores sobre diferentes aspetos da prova. Adotando uma abordagem quantitativa, recolhemos os dados através de um questionário. Para os professores, a prova matemática é distinta de procedimentos experimentais usados noutras áreas do conhecimento e tem como função verificar e explicar a veracidade de uma afirmação. As provas geométrica e analítica são as mais trabalhadas. Ainda que considerem a prova difícil para os alunos, reconhecem que desenvolve o raciocínio e a comunicação matemática, bem como a compreensão de conceitos matemáticos. Em termos curriculares, concordam com a presença da prova logo nos primeiros anos mas privilegiam a intuição matemática sobre a prova.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41955
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CIEC - Textos em atas

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