Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42117
Título: | A era da participação digital e da cultura do gratuito |
Outro(s) título(s): | The age of digital participation and the culture of free |
Autor(es): | Oliveira, Sandra |
Palavras-chave: | Consumidor Participação Cultura Novos meios Consumer Participation Culture New media |
Data: | 2015 |
Editora: | Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA) |
Revista: | International Journal of Marketing, Communication and New Media |
Resumo(s): | O presente artigo tem como propósito principal analisar o consumidor/utilizador de
internet a partir de três fatores que o influenciam e o definem: a cultural digital, a
cultura da participação e a cultura do gratuito. Este texto pretende, a partir de uma
revisão bibliográfica, abordar um quadro teórico de referência das perceções de
Kerckhove (1997) sobre o consumidor e as perspetivas de Castells (2001), de O´Reilly
(2005), de Jenkins (2006) e de Anderson (2008, 2009) sobre o tipo de era onde ele se
insere, e contribuir para melhorar o entendimento do consumidor dos novos meios
digitais. This present paper analyzes internet consumer/user from three factors that influences and defines him: digital culture, participatory culture and culture of free. From a literature review methodology, this text intends to address a theoretical framework from Kerckhove (1997) perceptions on the consumer and Castells (2001), O´Reilly (2005), Jenkins (2006) and Anderson (2008, 2009) perspectives on the kind of era where it belongs, and contribute to understand the new digital media consumer. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42117 |
ISSN: | 2182-9306 |
Versão da editora: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/81 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SO_2015_IJMCNM.pdf | 525,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |