Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4217

TítuloAnsiedade na gravidez : factores de risco e implicações para a saúde e bem-estar da mãe
Autor(es)Conde, Ana
Figueiredo, Bárbara
Data2003
EditoraHospitais Universitários de Coimbra. Clínica Psiquiátrica
RevistaPsiquiatria Clínica
Citação"Psiquiatria Clínica". 24:3 (2003) 197-209
Resumo(s)O presente artigo é uma revisão da investigação mais relevante no domínio da ansiedade durante a gravidez. Apresenta os resultados dos estudos que apontam para a existência de um grande número de mulheres com níveis significativos de sintomatologia ansiosa durante a gestação, independentemente do seu carácter patológico. Aborda um conjunto de factores que podem ser considerados de risco para a presença de níveis elevados de ansiedade durante a gravidez e analisa as suas principais consequências e implicações para a saúde e bem-estar da mulher. Finaliza, alertando para a necessidade de implementar medidas de prevenção e intervenção em situações de alta ansiedade, as quais são fundamentais para garantir uma adequada prestação de cuidados à mulher grávida, assim como para reduzir a incidência de complicações obstétricas.
The present article is a review of the most relevant and recent research about anxiety in pregnancy. The results presented indicate that there is a very large number of women who show high levels of anxiety during childbearing, independently of its pathological character. This article also considers several risk factors for the mother's high levels of anxiety during pregnancy, and analyses its main consequences and implications for her own health and well-being. This review ends alerting to the need of improving preventive and interventive measures for reducing the high anxiety levels of pregnant women, in order to provide adequate cure, as to diminish the morbidity and the obstetrical complications that may occur.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4217
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ansiedade na gravidez (2003).pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID