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TítuloA europeização dos circuitos curtos de comercialização: do agenda-setting à operacionalização a nível local do projeto PROVE Alto Cávado
Outro(s) título(s)The europeanization of the short supply chains: from the agenda-setting to the local level operationalization of the PROVE Alto Cávado project
Autor(es)Santa, Elisabete Maria Macedo
Orientador(es)Brandão, Ana Paula Lima Pinto Oliveira Almeida
Marques, Ana Paula
Palavras-chaveCircuito curto de comercialização
PROVE Alto Cávado
Consumidores
Produtores
Promotores
Venda direta
Venda indireta
Europeização
Política agrícola comum
União Europeia
Short supply chains
ATAHCA
Consumers
Producers
Promoters
Direct sales
Indirect sales
Europeanization
Common agricultural policy
European Union
Data2016
Resumo(s)Este relatório centra-se na temática dos Circuitos Curtos de Comercialização, aplicados ao setor agroalimentar, tendo como estudo de caso o Projeto PROVE – Promover e Vender Alto Cávado. Procura-se analisar o papel das instâncias europeias no que diz respeito à comercialização em circuito curto, que surge em oposição ao massificado circuito longo, e de que forma essas abordagens tiveram eco na política nacional. Para tal trabalho analítico, fez-se uma bordagem da temática a partir do agendasetting, dos documentos legislativos e não legislativos da União Europeia, importante suporte desta investigação, que apresenta como o fim último o estudo da implementação a nível local dos Circuito Curtos de Comercialização, já preconizados a nível europeu. Envolveu-se nesta investigação os atores pertencentes aos núcleos PROVE criados no Alto Cávado, oriundos dos concelhos de Vila Verde, Amares e Póvoa de Lanhoso; os consumidores dos vários núcleos criados e ainda os representantes da entidade promotora do projeto – ATAHCA. Este estudo, para além de abordar um tipo de comercialização que a União Europeia tem defendido através das suas instituições, pretende também contribuir para a continuação do debate em torno dos benefícios da aposta na comercialização de proximidade, como é exemplo o projeto PROVE, com vários seguidores por todo o país. A implementação deste projeto só foi possível graças aos instrumentos financeiros comunitários que foram criados para a promoção expansão deste tipo de iniciativas. Todos os envolvidos são unânimes em considerar que este Projeto trouxe mais valias a nível socioeconómico e ambiental. As respostas foram obtidas através da recolha de opiniões, por meio de um inquérito online destinado aos consumidores; de entrevistas aos produtores agrícolas e aos promotores do projeto. Foi possível demonstrar com este estudo que o comércio de venda direta proporciona o contato próximo entre os consumidores os produtores, resultando numa firme relação de confiança mútua que os torna clientes leais e confiantes quanto a qualidade do produto que adquirem.
This report focuses on the topic of Short Supply Chains, applied to the agro-food sector, taking on as a case study the PROVE project - Promoting and Selling Alto Cávado. Here we seek to analyse the European authorities’ contribution towards Short Supply Chains, which arises as the opposite to the expanded long circuit, and also how the European Union’s perspective has echoed at a national level. To this end, it was made an approach to the agenda-setting theme to the policy planning, based on legislative and non-legislative European Union documents, which were an important support for this research that has as ultimate goal the study of the implementation of Short Supply Chains on a local level, already recommended by European Union. It was involved in this investigation players belonging to PROVE groups created in the Alto Cávado, from the county divisions of Vila Verde, Amares and Póvoa de Varzim; consumers of the various groups created and also the representatives of the promoting entity of the project - ATAHCA. This study, in addition to addressing a type of marketing that the European Union has advocated through its institutions, also intends to contribute to the continuation of the debate on the benefits of investment in marketing proximity, as exemplified by the PROVE project, with several followers throughout the country. The implementation of this project was only made possible thanks to the Communitarian financial instruments that were created to promote the expansion of such initiatives. All those who are involved are unanimous in considering that this project has brought added value on a socioeconomic and environmental level. The feedback was obtained by collecting opinions through an online survey for consumers; interviews with agricultural producers and the project’s promoters. It was demonstrated with this study that the direct sales commerce provides a close contact between consumers and producers, resulting in a firm relationship of mutual trust that transforms them into loyal customers who trust in the quality of the product they purchase.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42274
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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Elisabete Maria Macedo Santa.pdf
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