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https://hdl.handle.net/1822/42274
Título: | A europeização dos circuitos curtos de comercialização: do agenda-setting à operacionalização a nível local do projeto PROVE Alto Cávado |
Outro(s) título(s): | The europeanization of the short supply chains: from the agenda-setting to the local level operationalization of the PROVE Alto Cávado project |
Autor(es): | Santa, Elisabete Maria Macedo |
Orientador(es): | Brandão, Ana Paula Lima Pinto Oliveira Almeida Marques, Ana Paula |
Palavras-chave: | Circuito curto de comercialização PROVE Alto Cávado Consumidores Produtores Promotores Venda direta Venda indireta Europeização Política agrícola comum União Europeia Short supply chains ATAHCA Consumers Producers Promoters Direct sales Indirect sales Europeanization Common agricultural policy European Union |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este relatório centra-se na temática dos Circuitos Curtos de Comercialização,
aplicados ao setor agroalimentar, tendo como estudo de caso o Projeto PROVE –
Promover e Vender Alto Cávado. Procura-se analisar o papel das instâncias europeias no
que diz respeito à comercialização em circuito curto, que surge em oposição ao
massificado circuito longo, e de que forma essas abordagens tiveram eco na política
nacional. Para tal trabalho analítico, fez-se uma bordagem da temática a partir do agendasetting,
dos documentos legislativos e não legislativos da União Europeia, importante
suporte desta investigação, que apresenta como o fim último o estudo da implementação
a nível local dos Circuito Curtos de Comercialização, já preconizados a nível europeu.
Envolveu-se nesta investigação os atores pertencentes aos núcleos PROVE
criados no Alto Cávado, oriundos dos concelhos de Vila Verde, Amares e Póvoa de
Lanhoso; os consumidores dos vários núcleos criados e ainda os representantes da
entidade promotora do projeto – ATAHCA. Este estudo, para além de abordar um tipo
de comercialização que a União Europeia tem defendido através das suas instituições,
pretende também contribuir para a continuação do debate em torno dos benefícios da
aposta na comercialização de proximidade, como é exemplo o projeto PROVE, com
vários seguidores por todo o país. A implementação deste projeto só foi possível graças
aos instrumentos financeiros comunitários que foram criados para a promoção expansão
deste tipo de iniciativas. Todos os envolvidos são unânimes em considerar que este
Projeto trouxe mais valias a nível socioeconómico e ambiental. As respostas foram
obtidas através da recolha de opiniões, por meio de um inquérito online destinado aos
consumidores; de entrevistas aos produtores agrícolas e aos promotores do projeto. Foi
possível demonstrar com este estudo que o comércio de venda direta proporciona o
contato próximo entre os consumidores os produtores, resultando numa firme relação de
confiança mútua que os torna clientes leais e confiantes quanto a qualidade do produto
que adquirem. This report focuses on the topic of Short Supply Chains, applied to the agro-food sector, taking on as a case study the PROVE project - Promoting and Selling Alto Cávado. Here we seek to analyse the European authorities’ contribution towards Short Supply Chains, which arises as the opposite to the expanded long circuit, and also how the European Union’s perspective has echoed at a national level. To this end, it was made an approach to the agenda-setting theme to the policy planning, based on legislative and non-legislative European Union documents, which were an important support for this research that has as ultimate goal the study of the implementation of Short Supply Chains on a local level, already recommended by European Union. It was involved in this investigation players belonging to PROVE groups created in the Alto Cávado, from the county divisions of Vila Verde, Amares and Póvoa de Varzim; consumers of the various groups created and also the representatives of the promoting entity of the project - ATAHCA. This study, in addition to addressing a type of marketing that the European Union has advocated through its institutions, also intends to contribute to the continuation of the debate on the benefits of investment in marketing proximity, as exemplified by the PROVE project, with several followers throughout the country. The implementation of this project was only made possible thanks to the Communitarian financial instruments that were created to promote the expansion of such initiatives. All those who are involved are unanimous in considering that this project has brought added value on a socioeconomic and environmental level. The feedback was obtained by collecting opinions through an online survey for consumers; interviews with agricultural producers and the project’s promoters. It was demonstrated with this study that the direct sales commerce provides a close contact between consumers and producers, resulting in a firm relationship of mutual trust that transforms them into loyal customers who trust in the quality of the product they purchase. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42274 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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