Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42278

TítuloCosméticos no Youtube – marcas vs youtubers
Outro(s) título(s)Cosmetics on Youtube – brands vs youtuber
Autor(es)Lima, Joana Machado Rodrigues
Carvalho, Helder
Pinto-Coelho, Zara
Palavras-chaveYoutube
Marcas de cosméticos
Identidade das marcas
Consumidor
Estratégias de comunicação
Web 2.0 
Data11-Mai-2016
EditoraUniversidade do Minho. Escola de Engenharia (EEng)
Resumo(s)A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade da imagem, em que existe o permanente culto do corpo. Graças às novas possibilidades tecnológicas, é também uma sociedade cuja comunicação mediática é cada vez mais visual. Nesse contexto, e tendo em conta a importância dos vídeos online (considerando em especial a ferramenta YouTube) dentro do quadro das novas configurações do mercado, realizou-se um estudo exploratório, com o objetivo de responder à pergunta: “Quais as semelhanças e diferenças ao nível do conteúdo e da receção entre os vídeos de cosméticos produzidos pelas marcas e pelos youtubers?”. Para este estudo recorremos à análise de conteúdo, que permitiu recolher dados estatísticos e caracterizar o conteúdo dos vídeos. Complementarmente realizámos entrevistas às marcas e a youtubers. Constatámos que os consumidores recorrem com maior regularidade aos vídeos produzidos pelos youtubers do que aos das marcas, para realizar a sua pesquisa sobre os produtos a comprar e que tendem a confiar mais no conteúdo dos mesmos. O conteúdo produzido pelas marcas é tido como falso, sobrevalorizando os produtos. O consumidor tende a estabelecer uma relação de proximidade com os youtubers, e por isso, são eles que têm uma maior resposta por parte dos visualizadores.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "CIMODE 2016: 3º Congresso Internacional de Moda e Design: proceedings". ISBN 978-972-8692-93-3
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42278
ISBN978-972-8692-93-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ArtigoPublicadoCIMODE2016_Cosmeticos.pdf4,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID