Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42285
Título: | Educar adolescentes para a inovação e o futuro: o Future Problem Solving Program International (FPSPI) como cenário de intervenção |
Outro(s) título(s): | Educar a los adolescentes para la innovación y el futuro: el Futur Problem Solving Program International (FPSPI) como escenario de intervención Educating adolescents for innovation and the future: the Future Problem Solving Program International (FPSPI) as an intervention scenario |
Autor(es): | Azevedo, Ivete Morais, Maria de Fátima Araújo, Alexandra M. |
Palavras-chave: | Criatividade Future Problem Solving Program Futuro Desenvolvimento Creatividad Desarrollo Creativity Future Development |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade Federal do Amazonas |
Revista: | Revista Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente |
Citação: | Azevedo, I., Morais, M. F., & Araújo, A. M. (2015). Educar Adolescentes para a Inovação e o Futuro: O Future Problem Solving Program International (FPSPI) como Cenário de Intervenção. EDUCAmazônia, 14(1) |
Resumo(s): | Não há futuro, ou mesmo presente, sem criatividade e inovação – referem variados autores na atualidade. O contexto educativo deverá ser, por excelência, o espaço para uma aposta intencional e sistemática na promoção de competências criativas, críticas e voltadas para os desafios do futuro. A apresentação do Future Problem Solving Program International - programa promotor dos pensamentos criativo, crítico e futurista, já internacionalmente aplicado e validado - poderá então sensibilizar os educadores para as dimensões psicossociais rentabilizáveis através do mesmo e que estão muito em causa no desenvolvimento de pré-adolescentes e adolescentes. A apresentação, após uma contextualização acerca da relevância da educação para o futuro, contemplará a fundamentação e a aplicação prática do programa. Espera-se enriquecer o trabalho de educadores e orientar práticas educativas futuras, formais e não formais No hay futuro, ni presente, sin la creatividad y la innovación - se refieren varios autores hoy. El contexto educativo debería ser por excelencia el espacio para un compromiso intencional y sistemático para promover las habilidades creativas, críticas y frente a los retos del futuro. La presentación del Future Problem Solving Program International - programa promotor de los pensamientos creativo, crítico y futurista que se aplica y es validado internacionalmente - puede entonces sensibilizar a educadores para rentabilizar dimensiones psicosociales a través de él , dimensiones muy presentes en el desarrollo de los pre-adolescentes y adolescentes. La presentación, después de una contextualizació a de la pertinencia de la educación para el futuro, se ocupará de los fundamentos y de la aplicación práctica del programa. Es esperado que con esta contribución se pueda mejorar el trabajo de los educadores y orientar prácticas educativas futuras, tanto formales como informales. There is no future, or present, without creativity and innovation - various authors refer to it today. The educational context should be particularly a space for an intentional and systematic commitment to promote creative and critical skills, as to face challenges of the future. The presentation of the Future Problem Solving Program International – program which promotes creative, critical and futuristic thinking, already internationally applied and validated - can then raise awareness among educators for psychosocial dimensions promoted through it, dimensions related to the development of pre-teens and adolescents. The presentation of this program, after providing a background about the relevance of education for the future, will address its theoretical framework and the practical implementation guidelines. It is expected to enhance the work of educators and to guide future educational practices, both formal and informal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42285 |
ISSN: | 1983-3423 |
e-ISSN: | 2358-1468 |
Versão da editora: | http://ieaa.ufam.edu.br/revistas/educamazonia/category/08-2015-volume-14/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAmazonia.pdf | 431,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |