Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/423

TítuloBibliotecas virtuais e cibertecários
Autor(es)Rodrigues, Eloy
Data1995
CitaçãoRODRIGUES, Eloy - Bibliotecas virtuais e cibertecários. In SEMINÁRIO - AS UNIVERSIDADES E OS NOVOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO ELECTRÓNICA EM REDE, Braga : [s.n.], 1995.
Resumo(s)A autêntica explosão na disponibilidade e acesso a informação electrónica em diversos formatos (texto, imagem, som, vídeo, etc.) terá um profundo impacto no futuro das bibliotecas e dos bibliotecários. Tradicionalmente, as bibliotecas e os seus profissionais desempenham o papel de intermediários entre os utilizadores e os documentos ou fontes de informação. A evolução e "vulgarização" da Internet (mais de 30 milhões de utilizadores actualmente e, previsivelmente, várias centenas de milhões no final do século) e das futuras "auto-estradas de informação" irão remover os obstáculos tecnológicos no acesso à informação, permitindo aos utilizadores finais aceder directamente aos documentos electrónicos, independentemente da sua localização, sem intermediários e sem sairem das suas casas ou gabinetes. Neste quadro, estarão as bibliotecas e os bibliotecários condenados ao desaparecimento ou marginalização? Seremos os dinossauros do século XXI? Nesta comunicação são debatidas algumas das possíveis missões e funções das bibliotecas (digitais/virtuais) e dos bibliotecários do ciberespaço (os cibertecários ). Defende-se que, pelo menos num futuro próximo, para serem utilizadas eficazmente as "auto-estradas de informação" necessitarão de "mapas", "guias" e "roteiros", "áreas de serviço" e "controladores de tráfego de informação". Essas funções requerem competências que os bibliotecários teoricamente possuem (ou deveriam possuir), mas salienta-se que se eles as não desempenharem desde já, outros o farão.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/423
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:USDB - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIBERPUB.HTM38,93 kBHTMLVer/Abrir
CIBERPUB.pdf226,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID