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TítuloTúnel do Marão: lições retiradas das fases de escavação e revestimento definitivo
Outro(s) título(s)Marão tunnel: lessons from the excavation and final lining stages
Autor(es)Tender, M.
Couto, J. Pedro
Batista, J.
Garcia, António
Palavras-chaveGestão de riscos
Revestimento definitivo
Túnel do marão
“New Austrian Tunnelling Method” (NATM)
Data2016
CitaçãoTender M., Couto J. P., Batista J., Garcia A. Túnel do Marão - Lições retiradas das fases de escavação e revestimento definitivo, 15º Congresso Nacional de Geotecnia - A Geotecnia e os desafios societais, 2016
Resumo(s)Este artigo pretende expor as principais lições práticas em matéria de segurança e saúde retiradas das fases de escavação subterrânea e de revestimento definitivo da construção da 2ª fase do Túnel do Marão (doravante designada "TDM"). Este túnel, o mais longo em construção nos últimos anos na Península Ibérica, tem como particularidade o facto de a escavação ter sido interrompida, por um período de três anos, apenas com o revestimento primário aplicado. Inicialmente, apresenta-se o caso de estudo. Posteriormente, descrevem-se as lições dele retiradas, salientando os riscos de atropelamento, queda de blocos, soterramento, explosão extemporânea, queda em altura, inalação de gases e poeiras, entre outros, apresentando ainda características peculiares, algumas das quais diretamente ligadas à suspensão dos trabalhos. Este artigo afigura-se como relevante do ponto de vista do setor da construção, dado apresentar um exemplo bem sucedido, com novas abordagens, de gestão de riscos.
This paper aims to share the main health and safety lessons retrieved from the underground excavation and final lining stages of the 2nd phase of the Marão Tunnel (Túnel do Marão - "TDM") construction. This is the longest tunnel built in the Iberian Peninsula in recent years and its excavation has been interrupted for three years, only with primary support applied in the excavated areas. First, we present the case study. Afterwards, we describe the lessons learnt when dealing with the usual main risks in underground works: run-overs, falling blocks, burying, untimely blasts, fall from heights and gases and dust inhalation, among others. Adding to these, this particular work presented specific conditions and risks, some of which stemmed directly from the suspension of the works. This paper is relevant for the construction industry since it represents a successful example of risk management using new approaches.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42409
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2347-Tunel do Marao rev.pdf
Acesso restrito!
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